24 de junho de 2024

Complexo Cultural e Teatro Municipal de Timon serão inaugurados no dia 25 de junho

Nesta terça-feira (25), a partir das 18h, a cidade de Timon vai receber oficialmente um espaço amplo e moderno para a realização de atividades artísticas e culturais. A Prefeitura de Timon vai inaugurar oficialmente o Complexo Cultural Maria Socorro de Macêdo Claudino, que conta com teatro climatizado, confortável e devidamente aparelhado e que foi completamente reformado e requalificado, sala de oficinas, sala de vídeo, casa da direção do teatro, praça, anfiteatro e 12 boxes, dos quais um será para a comercialização de artesanato local e os demais, para a venda de lanches.

“Estamos prestes a entregar à população timonense um complexo cultural completo, com um dos melhores teatros do Maranhão. Será um espaço para compartilhar cultura, arte e conhecimento, e que representa a valorização dos nossos artistas, que vão receber um espaço digno e à altura de seu talento”, ressalta a prefeita Dinair Veloso.

Uma programação especial foi preparada para a solenidade de inauguração. Na terça-feira (25), às 18h, será aberta uma exposição artística na Galeria do Complexo Cultural, ao som de Romeu Bravo do Forró. Em seguida, os Filhos do Soldado se apresentam no Anfiteatro Raimundo Soldado. Às 19h, será realizada a solenidade de inauguração do Teatro Municipal Maria Socorro de Macêdo Claudino, seguida do espetáculo “As Sete Irmãs”, com o Humanitas Grupo de Teatro, no palco do Teatro.

A programação se estende até o dia seguinte, na quarta-feira (26), com o espetáculo “Sorria”, do Grupo “Danças que temos feito”, às 19h, no palco do teatro. Em seguida, às 20h, será apresentado o espetáculo “Pão com ovo”, da Cia. Santa Ignorância, no Anfiteatro Raimundo Soldado.

Teatro Municipal Maria Socorro de Macêdo Claudino

Um dos espaços do complexo mais aguardados pela comunidade é o Teatro Municipal Maria Socorro de Macêdo Claudino, que depois de construído passou por uma completa requalificação, contemplando melhorias na estrutura, bem como a instalação de aparato de som, acústica e iluminação, além de nova mobília. Por último, foi realizada a instalação da caixa cênica. Um espaço climatizado, confortável e devidamente aparelhado, com capacidade para receber até 248 pessoas.

“Nesse espaço, além de apresentações e eventos, também será possível oferecer à comunidade oficinas e capacitações”, acrescenta a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Divina Sousa.

O terreno para a construção do Complexo Cultural foi doado pela família Claudino. Em gratidão, todo o complexo, bem como o teatro, recebeu o nome da matriarca da família, a Sra. Maria do Socorro Macedo Claudino (in memoriam), esposa do saudoso empresário Sr. João Claudino, uma justa homenagem a ela que foi uma das primeiras mulheres a exercer a função de escrivã de cartório na região de Lavras da Mangabeira, no Ceará.

Nascida em 28 de fevereiro de 1937, Maria do Socorro estudou em colégio interno de freiras na cidade do Crato, retornando em seguida para sua cidade natal, onde foi escrivã de cartório. Era filha de Vicente Favela Macêdo e de Alayde Aquino de Macêdo e teve 10 irmãos.

Casou-se com João Claudino Fernandes em dezembro de 1961 e seguiu para Cajazeiras, na Paraíba. Em 1968, mudou-se para Teresina, onde criou os cinco filhos: João Vicente, Cláudia, João Júnior, Alayde e João Marcello. Avó de 14 netos, ela era conhecida por sua religiosidade. Maria do Socorro era devota de Santa Edwiges. Ela faleceu em 21 de novembro de 2011, no Hospital São Marcos.

Outros homenageados

A praça do complexo recebe o nome do jornalista Nilson Sá. Natural da cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, ele foi secretário de Estado da Comunicação. Foi casado com a professora Maria Ana de Sá, com quem teve seis filhos. Nilson Sá iniciou sua carreira jornalística no ano de 1970 no Jornal Pequeno, em São Luís, e passou por vários órgãos da imprensa do Piauí, onde também chegou a ser assessor da Federação das Indústrias do Estado do Piauí. Já a carreira no Governo do Estado começou em 1995, quando foi nomeado subsecretário de Comunicação e assumiu a pasta em 1998, permanecendo até 2001. Ele faleceu em 2022 vítima de parada cardíaca decorrente de complicações renais.

Já o anfiteatro recebe o nome do cantor e compositor brasileiro de música popular Raimundo Soldado, que viveu boa parte de sua vida na cidade de Timon. Raimundo Teles Carvalho, mais conhecido como Raimundo Soldado, nasceu em Santa Inês em 31 de agosto de 1946. Seu primeiro disco (Raimundo Soldado e o Conjunto Grupo de Ouro – Abraçando Você) alcançou relativo sucesso nos anos 80 com a faixa-título e também “Você gosta de mim” e “Não tem jeito que dê jeito”. Tornou-se conhecido como Raimundo Soldado devido ter servido ao exército, a exemplo de seu pai e de seus irmãos.

Suas músicas tinham temática romântica, com um estilo musical que assemelhava-se a uma junção do pop a estilos típicos dos estados do Maranhão e Pará, como o Carimbó. Alguns discos também sofreram influência do forró nordestino. A sua música Não Tem Jeito que Dê Jeito foi incluída na trilha sonora do filme At Play in the Fields of the Lord (Brincando nos Campos do Senhor), de Héctor Babenco (1991), do documentário Dim, de Nirton Venâncio (2007) e também teve uma versão gravada pelo cantor cearense Falcão. O artista faleceu aos 55 anos em 17 de setembro de 2001, vítima de meningite, em Timon-MA.