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26 de junho de 2024

Timon implanta formação continuada em educação inclusiva para professores e cuidadores da Rede Municipal

 

Respeitando os limites e potencializando as habilidades. É com essa política que a Prefeitura de Timon mantém o ritmo de avanços significativos na educação inclusiva, acolhendo e contribuindo para o desenvolvimento dos mais de 1.700 alunos com deficiência da Rede Municipal.

Dando mais um passo para a garantia dos direitos dos estudantes com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, o município implantou ciclos de formação continuada específicos para a educação inclusiva, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos professores e cuidadores da Rede acerca do processo de ensino-aprendizagem.

A formação contempla professores do maternal ao 9º ano, de todos os componentes curriculares, bem como os cuidadores educacionais. Durante os encontros, são abordados temas que auxiliam os profissionais no dia a dia com os alunos de diferentes necessidades específicas, e a melhor maneira de efetivar a inclusão no ensino regular, respeitando a diversidade e proporcionando as condições de aprendizagem de acordo com suas particularidades.

 

Segundo a formadora, Edileusa Cavalcante, que é Neuropsicopedagoga e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), os encontros são, também, momentos de troca e compartilhamento entre os profissionais da Rede de Ensino.

“Nós abordamos a função do cuidador, o Plano Educacional Individualizado (PEI), o ensino das habilidades básicas para o autismo e outras deficiências, e a estrutura dos relatórios descritivos, que os médicos costumam pedir para os professores elaborarem. Também mostramos como avaliar a criança, traçar os objetivos e habilidades que devem ser trabalhadas de acordo com o nível em que eles estão, como adaptar as atividades a serem aplicadas para os alunos de acordo com suas necessidades específicas, e como aplicar plano de ensino e os protocolos. As formações são muito boas.”, declarou Edileusa.

 

 

 

 

 

 

 

 

           

 

 

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