26 de junho de 2024

Timon passa a contar com um novo espaço para o fomento da cultura

A Prefeitura de Timon entregou à população o Complexo Cultural Maria Socorro de Macêdo Claudino. A nova estrutura conta com teatro climatizado e aparelhado, sala de oficina, sala de vídeo, instalações administrativas, praça, anfiteatro e 12 boxes, sendo um para a comercialização de artesanato local e os demais, para pontos de alimentação.

“Há mais de 35 anos que a gente sonhava com esse momento. A gente dependia de Teresina e hoje a gente conta com essa estrutura, graças ao compromisso e olhar diferenciado que a prefeita Dinair Veloso tem para a cultura”, comentou a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Timon, Maria Divina Sousa.

A solenidade de inauguração foi marcada por uma programação especial, com exposição na Galeria do Complexo Cultural, ao som de Romeu Bravo do Forró, e apresentações teatrais.

Para a prefeita de Timon, Dinair Veloso, o complexo cultural vai fortalecer a cultura e a arte com a geração de oportunidades.

“A nossa cidade de Timon tem grandes talentos e artistas. Para nós é uma grande alegria entregar esse espaço amplo e moderno, que será palco de grandes espetáculos e exposições”, ressaltou a gestora.

Os fazedores de cultura pontuaram os efeitos positivos do complexo para o município. O cineasta Douglas Machado acredita que o novo equipamento de cultura exerce um papel vital.
“Os espaços culturais oxigenam a cidade, fazem pensar, refletir, trazem diversão, cultura e educação. Esse espaço, na minha opinião, chega a ser o pulmão e o coração da cidade”, avaliou.

O terreno para a construção do Complexo Cultural foi doado pela família Claudino. Em gratidão, todo o complexo, bem como o teatro, recebeu o nome da matriarca da família, a Sra. Maria do Socorro Macedo Claudino (in memoriam), esposa do saudoso empresário Sr. João Claudino.

Para o sobrinho da homenageada, Ricardo Macedo, o reconhecimento representa um marco ao legado cultural potencializado pela família.

“É uma grande satisfação para a família receber uma homenagem como essa. A minha tia Socorro Claudino muito se dedicou às causas sociais, patrocinando e ajudando. O meu tio João Claudino patrocinou muitos artistas e todo esse legado ficou marcado”, disse.