27 de junho de 2024

Complexo Cultural de Timon recebe atrações em programação comemorativa pelo novo espaço

A segunda noite de comemorações pela entrega do Complexo Cultural Socorro Claudino foi marcada por apresentações artísticas com forte presença de público.

O coletivo de artistas independentes, produzido pelo “Danças que temos feito”, plataforma de formação em dança e suas conexões, ocupou o palco do novo teatro municipal para abrilhantar a noite.

“Essa apresentação foi estreada há dois anos e pela primeira vez estamos tendo a oportunidade de se apresentar aqui. O espetáculo trata de festa e alegria. Para mim que sou uma artista timonense é muito gratificante. Agora nós vamos poder trazer os colegas artistas de lá para cá. Não vamos mais precisar atravessar a ponte para trabalhar e mostrar o que a gente sabe fazer”, ressaltou a atriz, Amanda Oliveira.

Na oportunidade foi inaugurada oficialmente a Praça Nilson Soares de Sá Filho. “Nós recebemos esse reconhecimento com gratidão. O Nilson era mineiro, chegou aqui muito cedo e sempre lutou por Timon. Ele foi secretário do governo Mão Santa no Piauí, mas sempre morou em Timon. Ele era apaixonado por Timon”, relatou a viúva do homenageado, Maria Ana Sá.

O público presente pôde acompanhar no anfiteatro Raimundo Soldado o espetáculo “Pão com ovo” da companhia Santa Ignorância. A apresentação foi feita pelos atores César Boaz, Adeilson Santos e Caul Carvalho.

“É a terceira vez que a gente se apresenta em Timon. A noite foi especial. O teatro que foi entregue faz toda a diferença no aspecto cultural e social. Para mim que já morei aqui foi muito emocionante”, disse o ator César Boaz.

A peça humorística baseada em situações vividas por duas amigas conta com citações de bairros, lugares e personalidades locais.

“Em todo lugar que a gente vai a gente faz essa adaptação para trazer as personagens para a realidade da cidade. A gente chega cedo para pesquisar e trazer isso com humor dentro do espetáculo. As pessoas acabam tendo mais intimidade com as personagens”, explicou o ator Adeilson Santos.

Além do humor, o grupo deixa mensagens educativas e motivacionais com contexto social. “A gente não pode levar a arte sem se preocupar com o que a gente está passando. O humor pelo humor é pobre. A gente busca trazer no humor uma mensagem com contexto social”, pontuou o ator Caul Carvalho.

Os expectadores avaliaram a apresentação. “A animação foi muito boa. Os artistas foram muito bons. As minhas mãos estão doendo de bater palmas para eles“, contou o autônomo Maycon Douglas.

A dona de casa Edilene Soares assistiu pela primeira vez uma apresentação teatral. “A apresentação foi muito boa. O novo espaço está ótimo. Nós estávamos carentes de uma área como essa”, disse.

O teatro Socorro Claudino já está com um calendário de eventos agendados. “Vários projetos artísticos foram apresentados. A cidade de Timon celebra a nova casa onde artistas daqui e de outras cidades terão um espaço digno tal como os teatros das grandes cidades, por isso estamos de portas abertas”, garantiu a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Divina Sousa.

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, prestigiou de perto a programação especial de inauguração. “Eu fico feliz de ver a população timonense participando desses dois dias de programação. O complexo vai continuar funcionando a disposição dos artistas. Fico imensamente feliz por honrar mais esse compromisso para gerar oportunidades para quem faz cultura e revelar talentos”, destacou a gestora.