História


A cidade de Timon foi originada a partir da povoação de terras que limitavam São José das Cajazeiras. Esse pequeno povoado, mais tarde, foi elevado à categoria de Vila, através do Decreto N.º 50, de 22 de dezembro de 1890, assinado pelo então primeiro-vice Governador do Estado do Maranhão, o Bacharel José Vianna Vaz. O povoado passou, a partir de então, a ser chamado Vila de Flores, tendo seus limites discriminados um ano depois por José Vianna Vaz através do Decreto N.º 61, de 02 de fevereiro de 1891.

Três anos depois, no entanto, devido ao fato de Flores não possuir uma infraestrutura que atendesse às exigências básicas para funcionar como Vila, como prédios públicos onde se pudesse alocar a Câmara do Júri e cadeia pública, o Decreto N.º 50 foi anulado pelo então Governador, o Bacharel Alfredo da Cunha Martins, através da Lei N.º 38 de 1º de maio de 1893. Somente em 05 de março de 1896, a lei N.º 123, assinada por Manoel Ignácio Belfort Vieira, Governador do Estado do Maranhão, restabelecia o termo judiciário de Flores, que voltou assim à condição de vila. Agora, Flores atendendo às exigências legais, prevalecendo Decreto N.º 50 de 22 de dezembro de 1890.

De Flores a Timon Foi em 1922, na administração do Coronel Ribeiro Albuquerque, que a Vila passou a cidade, através da Lei N.º 1139, quando governava o Estado o Dr. Godofredo Mendes Vianna. Foi nessa época que o Coronel Firmo Pedreira doou para o patrimônio da cidade a área de um quilômetro quadrado de terra, onde se edificou o primeiro templo católico – uma capela de pedra, edificada pelo próprio Coronel José Ribeiro de Albuquerque.

Hoje, Timon possui uma população de 161.721 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2013. Situada na margem esquerda do Rio Parnaíba, tendo como divisa leste, do lado do estado do Piauí, a cidade de Teresina, faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Região Metropolitana de Teresina). A cidade de Timon está a 426 km de São Luís por rodovia e, em linha reta, apenas 322 km. A cidade possui uma área de 1.743,228 km² e sua densidade demográfica é de 74,7 hab/km².