25 de junho de 2024

Prefeitura de Timon entregou mais 114 enxovais para gestantes nesta terça-feira (25)

Nos últimos três anos, através do Projeto Cegonha, foram entregues mais de 3.500 kits de enxovais para gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Projeto Cegonha simboliza o cuidado e o acolhimento às gestantes timonenses feito pela Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Nos últimos três anos, foram entregues, por meio do projeto, mais de 3.500 kits de enxovais para gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Na manhã desta terça-feira (25), mais 114 mamães foram beneficiadas com os kits. Na edição de hoje, receberam os kits gestantes acompanhadas pelos CRAS Cidade Nova e Vila João Reis.

Para a prefeita de Timon, Dinair Veloso, que acompanha de perto as entregas, o Cegonha proporciona muito mais do que o recebimento de um enxoval. “São mais de 3.500 enxovais que a Prefeitura vem distribuindo desde o início dessa gestão, e aqui não é apenas o enxoval, é toda uma rede de cuidado para essas mamães, que são acompanhadas diariamente pelos CRAS, pelos CREAS e por toda uma rede de assistência e de saúde. A Prefeitura criou esse projeto justamente para dar um apoio a mais para essas mamães, para que suas crianças possam nascer com mais dignidade”, enfatiza a prefeita.

A gestante Maria da Anunciação, grávida do seu quarto filho, fala da satisfação em receber o enxoval do filho e relata a importância de todo o cuidado prestado pela Assistência Social do município. “Pra mim é muito gratificante, porque às vezes a gente está prestes a ter o bebê e não tem nada ainda, eu mesma não tinha nada até agora, então pra mim é uma ajuda muito grande. E também a gente que é mãe, mesmo que já tenha outros filhos, a gente sempre tem algo a aprender. Eu vejo isso em cada uma das palestras que eu vou lá no CRAS da Vila João Reis. Sempre tem uma informação a mais e que ajuda a gente a cuidar cada vez melhor de nossos filho”, declara.

Outra beneficiada é Maria do Rosário, que espera o primeiro filho e é atendida pelo CRAS do Cidade Nova. “Eu me sinto muito feliz por estar recebendo esse que a Prefeitura está disponibilizando e eu sou muito grata por isso, porque é um gasto a menos para cada uma de nós, gestantes, que estamos recebendo uma assistência muito boa. Toda sexta-feira, lá no CRAS, a gente tem palestra e todos os dias a gente tem um acompanhamento, e pra quem é mãe de primeira viagem, é muito bom, porque a gente tira muitas dúvidas, por exemplo, sobre a amamentação, os cuidados antes e depois do parto, como cuidar melhor do nosso filho, e isso é muito importante”.

Cada enxoval contém com roupas, produtos de higiene, banheira, bolsa para o bebê e, principalmente, a dedicação e o amor que a Prefeitura de Timon tem a ofertar a cada mulher timonense, um cuidado que começa bem antes do nascimento de seus bebês e que integra equipes dos CRAS, Rede de Atendimento de Assistência Social, Rede de Atendimento de Saúde voltada especialmente para a mulher, além da garantia, para essas crianças, de uma educação que é a Nº1 do Maranhão.