27 de junho de 2024

Crianças de Timon exploram a imaginação em novos espaços de leitura inaugurados nas escolas municipais

Após a distribuição de 390 Caixas Literárias realizada pela Prefeitura de Timon, através do programa “Timon, Tempo de Ler”, as escolas da Rede Municipal de Ensino com turmas de 1º ao 5º ano estão implantando o “Cantinho da Leitura”, espaço idealizado para o fomento à leitura de forma lúdica e acessível para as crianças desta faixa etária. A ação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Os cantinhos são instalados nas próprias salas de aula ou em salas de apoio exclusivas para esse propósito, de acordo com o planejamento da equipe pedagógica e com as particularidades de cada instituição. Os espaços contam, ainda, com um acervo completo de livros paradidáticos e uma decoração totalmente pensada para despertar, nas crianças, a curiosidade, a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura. Os investimentos são exemplos das ações realizadas pela gestão municipal, que garantiram a Timon o 1º lugar no Maranhão em Alfabetização na Idade Certa, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, e que dará condições para que o município continue avançando nestes indicadores.

Nesta semana, foram inaugurados os Cantinhos da Leitura nas Escolas Municipais Estevam Belo, no Residencial Novo Tempo; Paulo Freire, no bairro Cidade Nova; e Projeto Educativo Mãos Dadas, no Parque Alvorada. Na oportunidade, os alunos puderam explorar a nova estrutura, bem como ter acesso aos livros que estarão à disposição para uso na escola e em casa.

“O Cantinho da Leitura foi pensado desta forma, lúdica, para que as crianças tenham os livros de forma mais acessível, e que possam utilizá-los com total liberdade. A intenção é fazer com que eles vejam esses espaços como parte das brincadeiras e do convívio social na escola. Nós sabemos que criança aprende brincando, então, esses espaços também buscam esse propósito.”, explicou Samuel Rodrigues, Secretário de Educação.

As inaugurações dos cantinhos estão ocorrendo gradativamente, desde o início do ano, mas a prática da leitura é trabalhada para além desses espaços, através de uma constante mobilização que engloba projetos pedagógicos, reforço escolar, avaliações mensais e exposição de resultados, fruto de um esforço conjunto dos professores, equipes gestoras e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.