21 de junho de 2024

Com presença do ministro Juscelino, Timon recebe Blitz da Telefonia Móvel e autorização de asfalto na Av. Tiúba

A manhã desta sexta-feira (21) trouxe boas novidades para a cidade de Timon. Com a presença do ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho, foi lançada na cidade a Blitz da Telefonia Móvel, que fiscaliza a qualidade do sinal e a taxa de download das faixas 4G e 5G das operadoras que prestam o serviço no município. Durante a solenidade, que aconteceu na praça São José, no centro, também foi assinada, pelo ministro e pela prefeita Dinair Veloso, a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de trecho da Avenida Tiúba.

A prefeita Dinair comemorou a chegada da Blitz e falou da importância da obra da Avenida Tiúba, que já foi iniciada hoje mesmo e vai contemplar um trecho de 1,6 Km – uma obra realizada em convênio com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e que é fruto de emenda de Juscelino quando ainda era deputado federal, o qual destinou para Timon, através desse convênio, o valor de R$ 10 milhões.

“É uma felicidade receber aqui a Blitz da Telefonia Móvel, que não apenas verifica a qualidade dos serviços, mas também intervém para que sejam feitas as correções necessárias. Outra conquista para comemorarmos é a assinatura da ordem de serviço para essa tão importante obra, que traz o asfaltamento daquele trecho da Avenida Tiúba, ligando até a BR-226. A gente sabe que para uma cidade se desenvolver, nós precisamos desse trabalho interligado entre governo federal, estadual e o município, e eu fico feliz que ministro, juntamente com o nosso presidente Lula, tem sempre demonstrado esse olhar sensível para a nossa cidade, contribuindo para melhorar ainda mais a vida dos mais de 174 mil habitantes daqui”, declarou Dinair.

A Blitz da Telefonia Móvel é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) que já percorreu várias capitais e cidades no Brasil. Em Timon, a análise será realizada em 11 pontos, onde técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irão identificar possíveis falhas.

“A gente vem justamente avaliar como o sinal das operadoras está chegando nestes locais. A Anatel, que é vinculada ao MCom, trouxe para cá seus técnicos e seus equipamentos para fazer essa análise e identificar o que precisa ser feito para melhorar a infraestrutura e melhorar esse serviço para a população. A grande vantagem dele é que ele usa celulares como a gente usa na rua, no nosso dia a dia, e consegue medir as velocidades das operadoras ao mesmo tempo”, conta o ministro Juscelino.

Marcel Fleury Pinto, chefe de Gabinete da Superintendência de Fiscalização da Anatel, explica que, após a medição dos sinais, a Anatel vai elaborar um relatório direcionado à Secretaria de Telecomunicações, do MCom. As informações são enviadas também a parlamentares e às operadoras, com o objetivo de elevar os padrões do serviço oferecido à população.

“Vamos avaliar os resultados destes testes, verificar onde onde sinal está chegando com qualidade e ruim, e a partir daí cobrar das operadoras a implementação de melhorias”, completa Hermano Barros Tercius, secretário de Telecomunicações do MCom.