28 de junho de 2024

Prefeitura implanta primeiro polo de Atendimento Educacional Especializado da Zona Rural de Timon

Município conta com 17 unidades para atendimento a pessoas com deficiência

A região do povoado Campo Grande agora conta com um polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado para o desenvolvimento das habilidades motoras e intelectuais dos estudantes com deficiência. Esse é o primeiro polo da zona Rural, que atende o compromisso da Prefeitura de Timon de levar os serviços para mais perto da população.

O polo funciona na Escola Municipal Antônio Bispo dos Santos e vai beneficiar alunos de dez instituições anexas situadas em povoados adjacentes. Os atendimentos acontecem no contraturno do aluno, numa sala que conta com jogos e recursos pedagógicos que estimulam o desenvolvimento da criança, de acordo com suas necessidades específicas, preparando-a para o melhor aproveitamento das demais aprendizagens no ensino regular.

“Minha filha já faz o atendimento em saúde no CER II Maria do Carmo Viana Neiva, mas agora com o AEE, vai ajudar muito no desenvolvimento e ela vai praticar e aprender mais. Eu creio no desenvolvimento dela, porque é uma menina muito esperta, muito especial e educada. Para nós, é importante esse olhar especial do município, que está vendo essas questões para as pessoas da zona rural, e é uma oportunidade boa para todos nós, não só para a minha filha.”, disse Wilson Ribeiro, pai da aluna Vitória Gabriele, que tem paralisia cerebral e já iniciou os atendimentos no Polo de AEE do Campo Grande.

A Prefeitura enviou ainda uma profissional especializada em AEE, que atuará diretamente na sala de recursos, elaborando estratégias que eliminem as barreiras para a inclusão e potencialização dos alunos. Serão beneficiados todos os estudantes da região com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, deficiências múltiplas, superdotação e diferentes Transtornos Globais do Desenvolvimento.

“A Secretaria de Educação disponibilizou essa sala, que é maravilhosa, bem colorida, e as crianças adoram. É importante ter esse espaço reservado, porque cada uma tem a sua especificidade, e a gente trabalha cada uma delas de forma diferente. Com isso, ganham as pessoas da zona Rural de Timon”, disse Adriana Pereira, professora de AEE.

Segundo Andreia Viana, Coordenadora de Educação Inclusiva de Timon, a previsão é que outras regiões da zona Rural também sejam beneficiadas com polos de AEE, como a Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, no povoado Gameleira, que já está em fase de implantação da sala de recursos.