25 de junho de 2024

Agentes de saúde e endemias participam de capacitação sobre hanseniase e tuberculose

Os agentes de saúde e de combate às endemias da Prefeitura de Timon, participam, nesta terça-feira (25), de capacitação sobre hanseniase e tuberculose.

O treinamento é realizado por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação é ministrada pelas enfermeiras Carlile Baldez e Rosane Leandra Carvalho.

A diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Timon, Karla Emanuela, destaca que, no treinamento, são abordados os sintomas, as características da hanseniase e tuberculose e as formas de tratamentos da doenças.

“Também abordamos a importância dos agentes de saúde e de combate às endemias no acompanhamento dos usuários diagnosticados com tuberculose e hanseníase. É uma capacitação muito importante, visto que realizamos uma busca ativa de casos suspeitos de hanseníase”, ressalta a diretora.

No início de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon implantou testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde para auxiliar na avaliação dos contatos de casos confirmados da hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pela bactéria mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas ,braços e pernas, com capacidade de causar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

As UBSs também oferecem o exame baciloscopia, exame que diagnostica a tuberculose.

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa, que afeta principalmente os pulmões e pode ser grave.

O secretário municipal de Saúde, Victor Serra, participou da abertura da capacitação e destacou a importância dos profissionais se qualificarem.

“Quanto mais conhecimento, mais realizaremos um trabalho efetivo de combate aos casos de hanseniase e
tuberculose. Quero agradecer a presente de todos profissionais de saúde nesse evento”, disse o secretário.