26 de junho de 2024

Prefeitura de Timon promove inclusão cultural com arraiá no Centro do Idoso

Idosos atendidos nas cinco unidades do CRAS em Timon se divertiram no “arraiá” promovido pela Prefeitura, nesta quarta-feira (26), no Centro de Convivência do Idoso, bairro Cidade Nova 2. Tudo foi preparado com bastante capricho: decoração, programação, vestuário e pratos típicos, a fim de trazer o clima festivo do São João ao Centro.

O momento de entretenimento foi adaptado para que os idosos pudessem participar das brincadeiras e aproveitar as comidas típicas da festa junina. A atividade cultural faz parte do objetivo do espaço, voltado a desenvolver a autonomia e sociabilidades por meio do convívio comunitário. O arraiá reuniu participantes de todos os CRAS do município e promoveu uma manhã animada com apresentação musical e muita dança.

Momento imperdível para Marina, de 66 anos, que citou os benefícios para ela e os colegas. “Frequento [o Centro] todos os dias, acho isso muito bom, porque traz benefício para a nossa saúde, traz convivência, alegria e bem-estar’.

Quem também não quis ficar de fora foi Francisca. Aos 63 anos, ela não parou de dançar um só instante. “É maravilhoso, traz muita coisa boa, a dança, a parte física é tudo de bom”, comentou.

“Nós fizemos tudo com o maior carinho, um ambiente aconchegante e agradável como eles merecem. Tem ornamentação, trouxemos comidas típicas e apresentações de danças dos cincos CRAS de Timon”, disse a administradora do Centro do Idoso, Gislene Alcântara Magalhães.

O Centro do Idoso é gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), que conta com apoio da Secretaria de Saúde e outras instituições para atender às diversas necessidades dos idosos cadastrados, incluindo profissionais de diversas áreas, como a educadora física Maraisa Noleto.

“Além de trazer diversão para eles, eles se sentem mais incluídos, tendo em vista que muitos deles ficam apenas em casa cuidando dos netos. Queremos que eles se sintam importantes na nossa convivência diária”, afirmou a educadora.