10 de junho de 2024

Prefeitura de Timon celebra Dia do Vaqueiro com mais uma edição da Cavalgada da Amizade

Com a realização de mais uma edição da tradicional Cavalgada da Amizade, a cidade de Timon celebra hoje (10) o Dia Municipal do Vaqueiro. Este é um dos eventos mais aguardados pelos amantes da cultura nordestina e da tradição rural. Uma programação especial foi preparada pela Prefeitura de Timon, por intermédio da  Fundação de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a fim de receber os vaqueiros da cidade com fartura e entretenimento no Parque de Exposição Bertoldo Rego, localizado no bairro Júlia Almeida.

A prefeita da cidade, Dinair Veloso, conhece bem de perto essa tradição e sabe o valor dessa atividade que une, ao mesmo tempo, fé, cultura e economia.

“É uma alegria muito grande estarmos aqui mais um ano, para celebrar e homenagear os vaqueiros e vaqueiras da nossa cidade. Eu, que sou filha de um vaqueiro, com muito orgulho, cresci vendo meu pai dentro da mata, nas veredas, correndo atrás de gado e eu, desde cedo, vi a luta e a determinação desses homens que desde muito cedo saíam para campear. É um orgulho ter a oportunidade de contribuir para a permanência dessa tradição, dessa cultura tão importante para a nossa região nordeste, ajudando para que se mantenha viva”, relata a prefeita.

O presente do circuito de boi no município, Jarlan Sá, falou um pouco sobre a programação do evento, que iniciou com café da manhã e missa em ação de graça.

“Isso aqui para mim é um privilégio! A festa ‘tá’ começando agora, com o café da manhã, a missa, a cavalgada. Depois, tem o almoço e, à tarde, nós temos a terceira etapa do circuito de pega do boi. Quem se classificar hoje vai pra final do circuito, que é um patrocínio também da Prefeitura Municipal de Timon”, afirmou.

A atividade do vaqueiro abrange a vaquejada, as pegas de boi no mato e a confecção artesanal das indumentárias de couro para proteger e auxiliar os vaqueiros, bem como, os arreios para os cavalos. A tradição instiga, portanto, o setor religioso, político e econômico local.

“A cavalgada é mais uma das atrações do Dia do Vaqueiro aqui em Timon, que foi instituído por lei municipal, proposta do vereador Biu, e essa é uma tradição que a Prefeitura vem apoiando todos os anos. É parte da nossa cultura o fazer do vaqueiro, então nada mais justo do que homenagear estes que possuem uma lida tão árdua”, explana Rodrigues Neto, secretário de Desenvolvimento Rural.

Segundo a presidente da Fundação de Cultura, Maria Divina Sousa, “a realização do evento é uma maneira de manter o apoio às práticas culturais, saberes e modos de fazer na região e do município”. Os grupos de vaqueiros possuem forte sentimento em relação a esse tradicional evento, uma tradição que vem se manifestando há várias gerações, passando os costumes de pais para filhos, e da qual esse povo lutador se orgulha.

“Receber esse apoio significa muito ‘pra’ nós, que amamos essa tradição,  principalmente aquele vaqueiro do mato, do gibão, que sai de madrugada ‘pra’ procurar um bezerro, pegar uma vaca, e é muito importante não deixar a nossa cultura cair”, completa Jarlan Sá.

Depois de receberem a bênção durante a Missa em Ação de Graças, no Parque de Exposições Bertoldo Rêgo, os vaqueiros saíram em cavalgada pela cidade. Em seguida, os participantes e o público em geral retornaram ao Parque de Exposição, para almoço, pega de boi, sorteio de brindes e show musical.