19 de junho de 2024

Prefeitura de Timon realiza Seminário para fortalecer combate à violência contra a pessoa idosa

O I Seminário Contra a Violência à Pessoa Idosa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES ), por meio do Conselho Municipal do Idoso (CMI). Realizado nesta quarta-feira (19), acentuou o debate sobre a proteção dos idosos, a defesa dos direitos e o papel da sociedade na luta contra todos os tipos de violência.

O Seminário foi realizado no Centro de Formação Prof. Wall Ferraz. Uma ação em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e ao “Junho Violeta”, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) que intensifica as campanhas de conscientização em todo o mundo.

“O Brasil inteiro está realizando ações no Junho Violeta. O município de Timon não poderia ficar de fora. Nosso objetivo é monitorar mais idosos em situação de risco, fortalecer os direitos e garantir os que já existem, além de tentar alcançar ainda mais idosos na cidade por meio de políticas”, afirmou a presidente do CMI, Ana Gardênia Araújo.

O Seminário reuniu membros do Conselho do Idoso, a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Idoso e da Pessoa Com Deficiência de Timon, profissionais de saúde e assistência social, a coordenadoria do Centro de Convivência do Idoso e sociedade civil.

A violência contra o idoso é crime, previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003) e no Código Penal. A Prefeitura de Timon realiza um trabalho contínuo de proteção para a população idosa, respondendo aos casos de maus tratos por meio de ações integradas com órgãos de defesa e instituições de cuidado e acolhimento, principalmente aos idosos que vivem em situação de vulnerabilidade.

“O Conselho do Idoso fiscaliza a atuação de vários órgãos de defesa do idoso no município. Neste seminário, a gente chama a atenção para a violência por conta do volume crescente de denúncias, porque a pessoa idosa sofre violação de direitos em todos os sentidos, física, financeira, afetiva, familiar. O Ministério Público recebe essas denúncias e estuda as medidas cabíveis”, explica a assistente social, Sherly Maclaine.

O titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Idoso e da Pessoa Com Deficiência, Fábio Menezes de Miranda, destacou que as campanhas precisam insistir no combate à negligência, ao abandono e a violações de direitos, sempre buscando avançar.

“O principal desafio hoje é garantir os direitos, como acessibilidade, por exemplo. Mas hoje é importante trazer essa discussão para alertar a sociedade, mostrar que nós temos que proteger o idoso. Para nos orgulhar temos a Casa do Idoso em Timon, uma conquista que é mantida com recursos do município e que nós não encontramos em muitas cidades”, lembrou o promotor.