9 de junho de 2024

XXX Encontro de Folguedos Luar de Timon encerra com espetáculo de público e de tradição

O XXX Encontro de Folguedos Luar de Timon encerrou com grande estilo na noite deste sábado (8). Mais uma vez, a festa foi prestigiada por um grande público, que compareceu à Arena Timon, na Avenida Teresina, para acompanhar uma programação repleta de cultura, tradição e animação.  Nos três dias de evento, foram cerca de 30 apresentações, entre quadrilhas, bandas locais, grupos de Bumba meu Boi e danças folclóricas, além das atrações nacionais Calcinha Preta, Mara Pavanelly e Furacão do Forró.

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, assistiu de perto às apresentações e ressaltou o empenho de toda a equipe para a realização do evento.

“Foram três dias de muita festa e animação, muita tradição e cultura, um verdadeiro espetáculo! Com isso o Luar de Timon vem se consolidando como o maior encontro de folguedos da região dos cocais, e isso é fruto do empenho da Prefeitura de Timon em fazer desta uma grande festa, algo que envolve toda uma equipe, pessoas das secretarias e órgãos municipais que se dedicam para entregar uma bela festa à população timonense”, enfatiza.

Um show à parte na terceira noite de folguedos foi o concurso de quadrilhas, que premiou as três melhores colocadas. Os participantes demonstraram todo o seu talento e dedicação durante as performances, proporcionando um espetáculo visual e sonoro de encher os olhos do público. A quadrilha junina Renascer, que arrepiou o público com um belíssima apresentação enredada pelo tema “Tempo, o bem mais precioso”, foi a grande campeã e levou o prêmio de R$ 5 mil. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, as juninas Tradição e  Buscapé.

Representando a quadrilha vencedora, a artista Kateriny Ferraz, intérprete do personagem principal, o Tempo, falou da preparação que tiveram e expressou sua gratidão pelo prêmio.

“Nós tivemos uma preparação muito cansativa, porém muito gratificante, porque entregamos um belíssimo espetáculo. Nosso grupo levou o público timonense à loucura, e alcançamos esse resultado. Foi um trabalho muito cansativo e puxado, mas valeu a pena. Então, eu quero dizer a Timon: muito obrigado! E muito obrigada à Prefeitura também”.

Além de promover e preservar as manifestações culturais, a festa também impulsiona o comércio e o artesanato local. Dentro da arena, dezenas de barraqueiros e vendedores ambulantes tiveram a oportunidade de faturar uma renda extra. “Eu, se não tivesse a oportunidade de poder vender aqui dentro da arena, eu nem vinha trabalhar; não teria como trazer minha mercadoria ‘pra’ ficar lá na rua”, conta o artesão Ribamar Cardoso.

“A oportunidade que a Prefeitura dá para nós, para as famílias botarem uma banca aqui dentro significa muito. O fato de ter essa oportunidade de vender aqui dentro traz mais segurança”, acrescenta o vendedor de algodão doce Wellington Barroso, mais conhecido como Cartolina.

Enquanto assistia animada à apresentação das quadrilhas, a jovem Ingred Mileide também aguardava ansiosa o show principal, com a banda Furacão do Forró. Ela é daquelas pessoas que aproveitam cada segundo da festa.

“É tudo maravilhoso! Eu sempre venho e chego antes do show por conta das quadrilhas, que gosto muito de assistir. Fico até o final, ‘pra’ aproveitar de tudo, assistir as apresentações, comer comida típica e curtir os shows. Estou aqui preparada para curtir muito forró com a banda de hoje!”, conta a moça com grande empolgação.

Dentre as atrações culturais que se apresentaram no palco regional, grupos de dança folclórica formados por alunos da Escola Municipal de Artes-Beija Flor, também abrilhantaram o evento e receberam a aprovação do público.

“Eu avalio de forma muito positiva, porque incentiva esses jovens. Eles estão aprendendo sobre a cultura e estão vindo mostrar aqui ‘pro’ público. Minha sobrinha, a Amanda Kelly, tem 13 anos e faz parte do Beija-Flor, então eu fico feliz, porque ela poderia estar em outro lugar, exposta aos perigos, mas está aqui se apresentando em um ambiente que é seguro, ‘pra’ onde eu trouxe a família. Tô com minhas duas filhas gêmeas, meu marido, o outro filho dele, minha mãe… muito tranquilo aqui. Já experimentamos as delícias das barracas, a paçoca, a Maria Isabel, o creme de galinha, o mingau de milho… tudo muito bom!”, relata a Bruna Santos.

A Prefeitura de Timon já esperava um grande público e planejou uma estratégia especial de segurança para os três dias de festa. Em média, 190 agentes de policiamento estiveram, por noite, envolvidos na segurança do evento, entre Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, agentes de trânsito, bombeiros e segurança particular. A jovem mãe Roselena Pereira levou a família para conferir os Folguedos Luar de Timon e falou do ambiente seguro.

“Ano passado eu vim com minha filha ainda no forninho e hoje eu vim com ela no meu colo. Já trouxe a minha bebê Helena ‘pra’ conhecer nossas tradições. Estou aqui com minha filha bebê, minha sogra e meu esposo porque eu me sinto muito segura em vir aqui com minha família”, relata.

A noite foi encerrada com a apresentação da banda Furacão do Forró, que animou o público até o último minuto de show, com músicas que fazem sucesso em todo o Brasil, especialmente no nordeste.