20 de outubro de 2021

Profissionais da Educação Infantil participam de Formação sobre a Primeira Infância

Com  muita alegria, dramatização, músicas e troca de experiência, foi assim que  aconteceu ontem (19) no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, o 4º módulo  do Ciclo Formativo Municipal com a temática: “Desenvolvimento  da Linguagem Infantil: Interações dentro e fora da Escola.

O ciclo formativo foi voltado para os profissionais da educação infantil, durante a formação foram destacadas as sete experiências fundamentais na Primeira Infância e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que são: Falar e ser ouvido, brincar, conviver, contar e comparar, escutar a leitura de textos, explorar e questionar, experimentar diferentes formas de arte.

De acordo com o secretário de educação, Samuel Rodrigues, discutir sobre a educação infantil que faz parte da primeira etapa da educação básica, é de grande valia, como bem mostra as sete experiências na primeira infância.

“Os jogos, brinquedos e brincadeiras, são importantes para a promoção da aprendizagem e da linguagem. Ser criança é um mundo de descobertas para o desenvolvimento, alicerçada à segurança, à alimentação de qualidade, à educação e à saúde”, declara.

“Sabemos que aprendizagem infantil implica ação (observação, elaboração de hipóteses, experimentação) diante de determinada situação na qual se entrelaçam aspectos afetivos, motivacionais próprios de cada criança. Embora cada fase do desenvolvimento infantil tenha suas particularidades, o repertório de conhecimentos das crianças varia em função da estimulação e da interação por elas”, disse a Coord. Municipal do Pacto pela Aprendizagem na educação infantil, Wedelandia Sarmento.

Para a professora da Educação infantil, Nilda Alves de Oliveira, as formações que são promovidas para os discentes são importantes na medida em que novos conhecimentos e experiências estamos  adquirindo.

“ Depois que  nós participamos de evento formativos como esse, saímos com mais conhecimentos. O meu papel enquanto professora, é  ensinar  com muito amor, é também observar  e  elaborar os registros que a criança aprendeu, portanto é uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança, isso contempla os comportamentos dentro e  fora da escola”, esclarece.