30 de abril de 2024

Abril Azul mobilizou alunos da Rede Municipal em busca da conscientização sobre o autismo

Visando proporcionar um mundo cada vez mais inclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a campanha Abril Azul foi amplamente debatida nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As atividades cumpriram o propósito de promover a conscientização e levar mais informações sobre o TEA.

A iniciativa já faz parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Educação, e é executada por meio de palestras, rodas de conversas, exposições de cartazes educativos e recursos adaptados, e até mesmo passeatas no entorno das instituições.

“Cada ação referente a conscientização do autismo, realizada nas escolas, foi de grande importância, pois contribui para o reconhecimento e respeito das habilidades e particularidades de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Essas ações acontecem durante todo ano letivo e são intensificadas na campanha do Abril Azul.”, pontuou Andreia Viana, Coordenadora de Educação Inclusiva de Timon.

Ainda na programação, as escolas criaram momentos para contação de histórias, cinema e correio inclusivo (envio de cartas entre alunos). Todas as escolas da Zona Urbana e Zona Rural realizaram pelo menos uma atividade educativa voltada para esta temática.

“Aqui na Escola Municipal Pedro Falcão Lopes, nós realizamos a contação de história e a obra escolhida foi “O mundo azul de Samuel”, assim, de forma lúdica e de fácil entendimento, abordamos temas sobre a compreensão do transtorno e o respeito às diferenças. Ainda trabalhando a campanha, durante todo mês de abril nós desenvolvemos atividades em sala, como produção de cartazes e a dinâmica correio inclusivo, quando as crianças expuseram o que significado da inclusão e o que poderiam fazer para ajudar seu amigo autista em sala de aula.”, disse Joyce Alves, Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE).