27 de abril de 2024

Caravana Rural: moradores da Gameleira comparecem em peso para atendimentos e inauguração de escola

Na manhã deste sábado (27), a Caravana Rural foi ao Povoado Gameleira, Zona Rural da cidade, concentrando e intensificando dezenas de serviços e atendimentos ofertados pela Prefeitura de Timon. A ação aconteceu na Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, polo educacional da região, beneficiando também comunidades vizinhas. Na ocasião, foi oficialmente inaugurada a reforma e ampliação da unidade de ensino e da quadra, que foi construída e coberta.

População compareceu em peso

Moradores locais e das adjacências lotaram a escola para aproveitar os serviços.

“Eu vim aqui só ‘pra’ falar com o médico, mas na hora eu aproveitei também os atendimentos de saúde bucal, recebi kits, agendei atendimento no Viva Procon e ‘tô’ indo atrás aqui de outras coisas, porque eu sei que tem muito mais, tudo aqui no mesmo lugar e perto de casa!”, conta com entusiasmo a Dona Maria de Jesus, mãe do pequeno Jaian Sousa.

Maria de Jesus e Jaian Sousa

Jaian tem apenas 5 anos e surpreendeu a todos com a desenvoltura ao ler um trecho de um livro durante solenidade de inauguração da escola. “Isso é fruto da educação de qualidade que meu filho recebe”, comentou Maria de Jesus.

Jaian Sousa ao lado da prefeita Dinair Veloso

Quem também falou que aprova a  iniciativa do Caravana Rural em aproximar das comunidades os serviços públicos foi a Dona Maria da Graças Alves, de 74 anos.

“Eu acho bom demais, principalmente por conta da minha idade, que eu já não posso ‘tá’ andando ‘pra lá e pra cá’, e porque já não enxergo tão bem e dependo sempre de alguém ‘pra’ me acompanhar nos lugares. Então, quando vem a Caravana pra perto da gente, facilita demais. Aqui hoje eu já atualizei meu Cadastro Único e tomei vacina”, relata a moradora.

Maria da Graças Alves, 74 anos

População foi beneficiada com diversos serviços e atendimentos

A população foi beneficiada com serviços e atendimentos nas áreas de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Rural, Abastecimento de Água (Saae), Educação, Iluminação, Defesa da Mulher, Meio Ambiente, Zoonoses, Ouvidoria, Segurança, Viva Procon, Direitos Humanos, Habitação, Limpeza, Desenvolvimento Econômico, dentre outros.

População foi beneficiada com diversos serviços e atendimentos

“São atendimentos ofertados diariamente pela Prefeitura de Timon, mas que muitas vezes essas pessoas têm dificuldades de ir em busca durante a semana. Por isso, temos esse projeto, para facilitar a vida desses moradores, que recebem aqui pertinho da casa deles, em um sábado, serviços tão essenciais”, ressalta a prefeita Dinair Veloso.

População foi beneficiada com diversos serviços e atendimentos

Durante a solenidade de inauguração da reforma da escola e da quadra, também foi realizada entrega simbólica de fardamento escolar, kits de material escolar para crianças de 2 a 5 anos, filtros do projeto Água de Beber e cestas básicas para famílias assistidas pelo CRAS do setor.

Reforma e ampliação da escola

Ao todo, foi investido o valor de R$ 1.374.051,53 pela Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, para a reforma e ampliação da Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, incluindo construção e cobertura da quadra, que também atende a comunidade.

A unidade de ensino possui nove salas de aula, biblioteca, sala de recurso, sala de professores, diretoria, cantina, dois banheiros para alunos, dois banheiros adaptados para PDC, dois banheiros para professores, dispensa, dois depósitos, videomonitoramento e a quadra esportiva. Serão atendidos, na instituição de ensino, 374 da educação infantil ao ensino fundamental (maternal 2 ao 9° ano) e 81 alunos do ensino médio (1° ao 3° ano).