26 de abril de 2024

Com presença de ministros do presidente Lula, pavimentação da BR-226 entre Timon e Caxias é inaugurada

Uma espera de cerca de 50 anos, o trecho da BR-226 que liga a cidade de Timon (MA) à comunidade Baú, em Caxias (MA), teve o asfaltamento concluído e foi, finalmente, entregue à população maranhense nesta sexta-feira (26). A pavimentação de 100 Km contou com investimento de R$ 153,4 milhões, oriundos do Novo PAC.

A inauguração foi realizada por equipe chamada, durante a solenidade, de comitiva do progresso e do desenvolvimento, formada pelos ministros do presidente Lula Renan Filho (dos Transportes), Juscelino Filho (das Comunicações) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), pelos senadores Weverton (MA) e Marcelo Castro (PI), o governador do Maranhão Carlos Brandão, a prefeita de Timon, Dinair Veloso, e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Também participaram do evento gestores de outras cidades vizinhas, o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, além de deputados federais e estaduais dos dois estados, vereadores e demais autoridades.

A conclusão da obra promete impulsionar o desenvolvimento regional, além de proporcionar mais segurança e mobilidade para cerca de 327 mil habitantes da região. Durante a inauguração, o ministro Renan Filho falou da satisfação de estar inaugurando o tão sonhado trecho e comentou sobre alguns dos investimentos previstos para Timon e para o estado do Maranhão.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje participando deste ato coletivo, histórico e simbólico, que é a entrega da BR-226. Um sonho realizado para as famílias de toda essa região. Quero dizer que o presidente Lula tem um carinho muito grande por este estado. Na última gestão do governo federal, foram aplicados em todo o Maranhão apenas R$ 100 milhões. Mas isso mudou com o atual governo: somente no ano passado, o presidente Lula aplicou R$ 320 milhões no estado do Maranhão (três vezes mais). E se preparem! Porque, neste ano de 2024, a previsão é que sejam investidos, aqui no Maranhão, R$ 800 milhões”, anunciou Renan Filho.

O ministro dos Transportes anunciou, ainda, que assinou portaria para autorizar a licitação da outorga do transporte público entre Teresina e Timon e que vai lutar, junto com o ministro Juscelino, pela construção da quarta ponte entre as duas cidades. E ainda: “Vamos voltar aqui para entregar o contorno da cidade de Timon, que vai tirar o fluxo de veículos pesados de dentro da cidade, garantindo mais segurança para as pessoas e facilitando o escoamento da produção”, acrescentou.

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, ressaltou a união entre as esferas do poder público para que a obra saísse do papel.

“Nasci perto dessa BR e já peguei muita poeira no rosto, assim como todas as demais pessoas que fazem parte das comunidades de toda essa região. Então, o sentimento é de gratidão, por ter tirado do papel e realizado esse sonho de milhares de timonenses e maranhenses. E é importante dizer que esta não é uma obra de uma mão só. Ela nasceu da união de forças de pessoas que não apenas torceram, mas lutaram por isso, seja no âmbito municipal, estadual ou federal”, comentou a prefeita.

Muita gente compareceu para prestigiar a solenidade. A população foi recebida com uma grande festa e, além de ser presenteada com a inauguração do trecho da BR, foi servida com churrasco, ao som de apresentações musicais locais.