29 de abril de 2024

Operação conjunta combate poluição sonora que perturbava moradores do Residencial Reserva das Flores, em Timon.

Após reunião entre Secretaria de Segurança de Timon e Polícia Militar do Piauí (PMPI), uma  operação conjunta entre Delegacia do Silêncio, PMPI e Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) foi realizada neste final de semana para combater a poluição sonora à margem do Rio Parnaíba, na Avenida Maranhão, em Teresina. O objetivo foi coibir o uso irregular de paredões de som e evitar a perturbação do sossego, especialmente de moradores do Residencial Reserva das Flores, em Timon.

Na ocasião, foram apreendidos equipamentos e os proprietários foram conduzidos ao distrito policial de Teresina, a fim de dar prosseguimento aos procedimentos legais.

“Com isso, a operação atende a uma reivindicação feita pelos moradores do Residencial Reserva das Flores. Ficamos felizes e gratos pela intervenção da PM-PI e da SSP-PI e reforçamos nossa parceria na atuação pelo bem-estar e pala segurança do cidadão”, comenta o secretário de Segurança Pública de Timon, Bacelar Júnior.

As equipes utilizaram decibelímetro (aparelho que mede a pressão e a intensidade sonora – volume do som) para atestar irregularidades, tomando como base o parâmetro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, que considera o limite sonoro de até 50 decibéis para não causar prejuízos ao ser humano.

“Ao recebermos essa demanda, determinamos a ação do nosso setor, do Batalhão Ambiental, juntamente com a Delegacia de Silêncio, que prontamente aceitou as orientações do delegado William, e esse trabalho foi feito no final de semana passado e irá se intensificar. Nós não vamos permitir que direitos sejam prejudicados por abusos com relação a som automotivo. Estamos tomando todas as medidas necessárias para que práticas como essa não voltem a acontecer. Os procedimentos são encaminhados à Polícia Civil, com quem temos uma parceria muito importante”, detalha o chefe do Departamento Geral de Operações da PM-PI, coronel Jacks Galvão.

Fiscalização em Timon

A Prefeitura de Timon reforça que realiza um trabalho permanente de conscientização e de combate à poluição sonora. Periodicamente, são realizadas palestras, blitzen educativas e fiscalizações, esclarecendo sobre a importância de se disciplinar a utilização de fonte sonora nos ambientes das zonas Urbana e Rural. As ações são realizadas por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar do Maranhão. Para isso, toma-se como base a Lei Municipal N° 1558, de 05 de maio de 2009 (Lei do Silêncio), que regulamenta a utilização de fonte sonora em locais, horários e zonas da cidade.