Portal da Transparência

29 de abril de 2024

Operação conjunta combate poluição sonora que perturbava moradores do Residencial Reserva das Flores, em Timon.

Após reunião entre Secretaria de Segurança de Timon e Polícia Militar do Piauí (PMPI), uma  operação conjunta entre Delegacia do Silêncio, PMPI e Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) foi realizada neste final de semana para combater a poluição sonora à margem do Rio Parnaíba, na Avenida Maranhão, em Teresina. O objetivo foi coibir o uso irregular de paredões de som e evitar a perturbação do sossego, especialmente de moradores do Residencial Reserva das Flores, em Timon.

Na ocasião, foram apreendidos equipamentos e os proprietários foram conduzidos ao distrito policial de Teresina, a fim de dar prosseguimento aos procedimentos legais.

“Com isso, a operação atende a uma reivindicação feita pelos moradores do Residencial Reserva das Flores. Ficamos felizes e gratos pela intervenção da PM-PI e da SSP-PI e reforçamos nossa parceria na atuação pelo bem-estar e pala segurança do cidadão”, comenta o secretário de Segurança Pública de Timon, Bacelar Júnior.

As equipes utilizaram decibelímetro (aparelho que mede a pressão e a intensidade sonora – volume do som) para atestar irregularidades, tomando como base o parâmetro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, que considera o limite sonoro de até 50 decibéis para não causar prejuízos ao ser humano.

“Ao recebermos essa demanda, determinamos a ação do nosso setor, do Batalhão Ambiental, juntamente com a Delegacia de Silêncio, que prontamente aceitou as orientações do delegado William, e esse trabalho foi feito no final de semana passado e irá se intensificar. Nós não vamos permitir que direitos sejam prejudicados por abusos com relação a som automotivo. Estamos tomando todas as medidas necessárias para que práticas como essa não voltem a acontecer. Os procedimentos são encaminhados à Polícia Civil, com quem temos uma parceria muito importante”, detalha o chefe do Departamento Geral de Operações da PM-PI, coronel Jacks Galvão.

Fiscalização em Timon

A Prefeitura de Timon reforça que realiza um trabalho permanente de conscientização e de combate à poluição sonora. Periodicamente, são realizadas palestras, blitzen educativas e fiscalizações, esclarecendo sobre a importância de se disciplinar a utilização de fonte sonora nos ambientes das zonas Urbana e Rural. As ações são realizadas por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar do Maranhão. Para isso, toma-se como base a Lei Municipal N° 1558, de 05 de maio de 2009 (Lei do Silêncio), que regulamenta a utilização de fonte sonora em locais, horários e zonas da cidade.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura