4 de junho de 2022

Dia Mundial do Meio Ambiente: Parque Ambiental Sucupira é exemplo de área de conservação sustentável em Timon

Uma área com boa extensão natural, com certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação da fauna, flora, aspectos estéticos e culturais importantes para a qualidade de vida da população. Esses são os atributos do Parque Ambiental do Sucupira, um dos cartões postais de Timon. Com quase dois anos de inauguração, o local é um exemplo de área de proteção ambiental no município.

O Parque de conservação, localizado no Bairro Boa Vista, conta com sete hectares voltado ao uso saudável da população timonense, com espaços para práticas esportivas, eventos, e um lago, que contribui para a paisagem e, principalmente, para a vida aquática.

A área se destaca principalmente por ser uma APA (Área de Proteção Ambiental) reconhecida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão e pelo Ministério do Meio Ambiente. Isso significa que é uma área que preza pela conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse sentido, Algumas atividades são permitidas desde que não representem uma ameaça para os recursos ambientais renováveis.

“Hoje o local é uma unidade de conservação. Era uma área danificada, degradada, que foi melhorada e recuperada com sucesso por conta desse projeto. É uma obra paisagística que enriquece a comunidade local”, explica o técnico ambiental, Rafael J. Marques.

Guia de ecoturismo

O cuidado e a manutenção do Parque Ambiental do Sucupira é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas também precisa da comunidade para garantir a sua conservação. O espaço, a biodiversidade interessa aos diversos públicos do município e fora dele.

O parque abrange uma variedade de vegetação e fauna sujeitas às condições do local. O visitante vai encontrar mamíferos, peixes, anfíbios, répteis; e ao mesmo tempo, vai se deparar com as plantas, que são indispensáveis no processo fotossintético, essenciais para todos os organismos vivos. A área é um abrigo para essas espécies permitindo a alimentação e sua continuidade.

Espécies na flora

Ipê Branco

Ipê Amarelo

Juá

Açaí

Angico Branco

Carnaúba

Jacarandá-mimoso

Espécies na fauna

Capivara

Jacaretinga

Jiboia

Papa-pinto

Garça-branca-pequena

Carcará

Jaçanã

Galinha-d’água

Socó-boi

Pia-cobra

Socozinho

É um espaço atraente, seja para pessoas que têm pouco conhecimento, mas admiram a paisagem; curiosos, ou quem entende que cuidar do meio ambiente é um dever de todos e faz a diferença para uma vida saudável.  É um exemplo positivo que mostra que mesmo nos centros urbanos, é possível conviver em harmonia com a natureza, ajudando a melhorar o planeta.

5 de junho, Dia  Mundial do Meio Ambiente!