6 de maio de 2024

Secretaria da Mulher promove ação em homenagem às mães voltada à autoestima e autocuidado

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Timon (SMPM) promoveu uma confraternização para mulheres assistidas pela rede de atendimento às vítimas de violência doméstica. Nesta segunda-feira (6), “o Café com elas”, teve serviços de beleza, lanche e entrega de brindes em celebração ao Dia Das Mães.

Vítima de violência intrafamiliar, Neuzanira do Santos, de 59 anos, quer deixar para trás as lembranças do tempo em que sofria maus tratos dentro de casa. Ações como essa, voltadas ao bem-estar e à autoestima, motivam-na ainda mais a olhar para frente.

“Estão dando espaço para eu poder participar de momentos como esse. Não quero olhar para trás para sofrer outra vez. Assim, eu esqueço tudo o que passou”, disse Neuzanira.

Serviços de beleza incluíram massagem

A confraternização promovida pela Secretaria da Mulher foi realizada em parceria com o Ministério Público, representado pela promotora de Justiça, Karina Chaves, Fundação Municipal de Cultura (FMC) e OAB – Comissão da Mulher. Uma ação voltada às mulheres assistidas pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher que, embora fosse para desfrutar a semana em homenagem às mães, foi pensada para promover autoestima, por meio de serviços de autocuidado, individualidade e distração.

Há dois anos fazendo parte da rede de apoio, Josiane, de 38 anos, defendeu o trabalho realizado e exaltou as ações que trazem leveza para quem passou por momentos traumáticos.

“São situações que mexem com a autoestima, com a vida pessoal, com o psicológico, e essas ações que eles têm feito têm ajudado bastante essas mulheres que são acompanhadas. Nós somos acompanhadas pela Maria da Penha e pela Secretaria da Mulher”, afirmou Josiane.