4 de abril de 2022

EMEF Lápis na Mão realiza roda de conversa em alusão ao dia mundial de conscientização do autismo

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lápis na Mão realizou, nesta segunda-feira (4), roda de conversa com mães de alunos autistas com o intuito de trocar experiências em relação ao processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril.

A Coordenadora Geral da educação inclusiva, Andréia Chaves Viana, deu as boas vindas aos presentes e parabenizou a todos durante esse momento de acolhimento, troca de experiências e carinho. “Uma manhã emocionante, com depoimentos sobre as angústias e superações enquanto mães de crianças autistas, com troca de experiências, de incentivos e aconselhamentos”, enumera.

“Que todas possam compartilhar conhecimentos e que eles façam a diferença na vida de cada mãe”, declarou a mãe do aluno Inácio.

Dentre todas as observações feitas pelas mães, observaram-se muitas semelhanças nos conflitos e experiências vividas, sendo estas as mais comuns: sofrimento pela demora ou ausência de um diagnóstico fechado; negação do diagnóstico pelos pais e também pelos familiares; família rejeita a doença e não apoia em muitos casos; considera como somente falta de limites, birra e criança mimada; sofrimento com comparações feitas pelos próprios familiares com outras crianças sem o transtorno; necessidade de confiança nas instituições em que o filho está inserido; importância fundamental das escolas e seu apoio e da parceria entre escola e família; vivência de um cotidiano de altos e baixos com os filhos autistas; superações diárias; além do sofrimento pela exclusão dos filhos e falta de respeito para com o transtorno; conscientização de que o problema não está nas crianças, mas sim na sociedade.

Também fizeram parte da roda de conversas a Coordenadora setorial da educação inclusiva: Laiana da Silva Andrade; Coordenadora Setorial da educação Lourrany Nirley Loureiro da Costa; Crislene Dias Santana, Diretora adjunta; Adriana da Silva Oliveira, gestora do Lápis na Mão e a profissional do AEE (Atendimento Educacional Especializado), Professora Hiolanda.