Seguindo determinação do Ministério da Saúde, partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon altera o esquema vacinal contra a poliomielite (paralisia infantil). Na semana passada, profissionais que atuam nas salas de vacinação do município participaram de treinamento sobre o novo protocolo.
A partir de agora, a tradicional “gotinha” da dose de reforço da vacina oral contra a poliomielite (VOP) será alterada por uma versão injetável do imunizante. Com essa alteração, todo o esquema vacinal passará a ser realizado com a vacina inativada poliomielite (VIP).
Atualmente, as crianças recebem três doses da vacina inativada poliomielite (VIP)aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas de duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos. Com a nova estratégia, as quatro aplicações serão feitas com doses injetáveis, conforme o seguinte cronograma:
– Primeira dose aos 2 meses;
– Segunda dose aos 4 meses;
– Terceira dose aos 6 meses;
– Reforço aos 15 meses.
Em Timon, a vacinação contra a poliomielite é disponibilizada em todas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h até 11h30 e de 13h30 as 16h.
A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
Segundo o Ministério da Saúde, a nova estratégia de vacinação é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O País está há 34 anos sem registro da doença.