• Portal da Transparência

14 de novembro de 2024

Timon é quarta cidade do Maranhão com o maior número de beneficiários do Bolsa Família

O Bolsa Família atende, atualmente, mais de 1,2 milhão de famílias do Maranhão, sendo Timon a quarta cidade com o maior número de beneficiários, com mais de 27 mil famílias atendidas, segundo relatório recente da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O relatório de outubro deste ano da Sagicad mostra o desempenho de Timon no programa Bolsa Família, do Governo Federal. O município ocupa a quarta posição em número de beneficiários no estado, com 27.974 famílias incluídas na agenda de pagamento de transferência de renda mensal. Além disso, revela que 28.782 famílias timonenses inscritas no Cadastro Único vivem em situação de pobreza.

O Governo Federal vem estimulando os municípios a se empenharem na realização do CadÚnico e garantir a atualização dos dados de beneficiários do Bolsa Família. Em Timon, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) já realizou mais de 80 edições do “Projeto Cuidar: o cras mais perto de você”, totalizando 10.304 atendimentos nos mutirões itinerantes. Desde 2021, a ação tem o objetivo de garantir que a população tenha acesso a informação, a serviços do CRAS e aos programas sociais, sendo também uma forma de superar a ausência de unidades fixas de assistência em comunidades mais afastadas da zona Urbana.

O Projeto Cuidar descentraliza os serviços dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes no município, atendendo timonenses em diversas localidades, incluindo a zona Rural. Em todas as edições, o mutirão leva uma série de serviços para a população, como orientações sobre Tarifa Social de Energia e Água, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Bolsa Família, inclusão no Cadastro Único e atualização de dados.

“Garantir o acesso a todos os serviços é nossa obrigação. O Bolsa Família é o maior programa de repasse de renda do Brasil, responsável por colocar a comida na mesa de vários timonenses. Temos a consciência de que o benefício é um auxílio que faz a diferença no combate à fome, mas também com o potencial de promover algum rendimento familiar, para que mais tarde essas pessoas não sejam mais dependentes dele”, diz o secretário da Semdes, Marcus Vinicius Cabral.

Fontes: 

MDS. https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias-regionalizadas/novo-bolsa-familia/out24/mais-de-1-2-milhao-de-familias-do-maranhao-recebem-o-bolsa-familia-em-outubro

MDS/ SECRETARIA DE AVALIAÇÃO, GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CADASTRO ÚNICO/ VIS DATA 3 Beta. Disponível em: <https://aplicacoes.cidadania.gov.br/vis/data3/data-explorer.php>.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

Últimas Notícias





Siga a prefeitura