• Portal da Transparência

3 de abril de 2025

Profissionais de saúde de Timon recebem atualização sobre ações de vigilância da toxoplasmose

SEMS

No ano de 2024, o município de Timon apresentou 28 casos de toxoplasmose gestacional, e neste ano, 5 casos já foram notificados. Para discutir ações e estratégias com relação à doença, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta (02), através da Vigilância em Saúde de Timon, uma atualização para profissionais de saúde do município. A reunião técnica foi conduzida por profissionais da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município de Timon, Iara Silveira, a toxoplasmose atinge muitas mulheres na fase gestacional, podendo atingir também os bebês quando nascem. No ano de 2024, Timon apresentou um número alto de casos de pacientes com toxoplasmose, por isso, a importância de se ter uma vigilância mais próxima e dos profissionais da rede estarem atualizados sobre as ações para que se tenha conhecimento do fluxo que o município vai atender para não deixar faltar atendimento médico, acompanhamento com enfermeiros e a medicação quando necessária.

A expectativa após a atualização é que a vigilância esteja mais próxima das pessoas em risco, para que haja também uma conscientização para evitar a contaminação.

Para Reynan Pereira, enfermeiro da UBS Marimar, “esse tipo de atualização é muito importante para o profissional, a Secretaria Municipal de Saúde vem se preocupando com as doenças, as comorbidades que vão surgindo e que vão se modificando com o tempo. Essa atualização vamos repassar para a comunidade. No final de tudo quem vai ganhar é a comunidade, que vai ter um profissional capacitado para conseguir identificar e tratar o paciente”.

De acordo com Suellen Feitosa, técnica responsável pelo programa de toxoplasmose do estado do Maranhão, essas atualizações vêm sendo trabalhadas junto com os profissionais para que seja identificada o mais cedo possível a gestante, e se consiga diagnosticar e dar o tratamento adequado.

A toxoplasmose na gestante pode causar abortamento, criança natimorta, cegueira, microcefalia, hidrocefalia, entre outros. A doença pode ser adquirida pela ingestão de água, alimentos de origem animal ou vegetal contaminados. A toxoplasmose também pode ser transmitida pela passagem do parasito da mãe para o feto por meio da placenta.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura