• Portal da Transparência

24 de março de 2025

Timon realiza 5 ª Oficina de Planificação no Caemi para melhorar a qualidade da assistência à saúde

Durante toda esta semana no Centro de Atenção Especializada Materno-Infantil (CAEMI), está sendo realizada a quinta oficina de Planificação. Segundo Caroline Rodrigues, Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do CAEMI, a Planificação é uma equipe que organiza o processo de saúde dentro do ambulatório, para organizar como a instituição tem que funcionar de forma adequada. 

Foto: AsCom

Caroline explica que a Planificação foi criada pelo Ministério da Saúde junto com o Hospital Albert Einstein e o Hospital Beneficência Portuguesa. “A Planificação foi criada através do Programa PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com o objetivo de organizar a rede, tudo mediante a Planificação tem um protocolo, tudo tem um POP (Procedimento Operacional Padrão), com uma maneira correta de se fazer, baseado em evidências”, disse.

A Consultora para Atenção Ambulatorial da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Leane de Carvalho, comenta sobre a importância da Planificação para o CAEMI. “Durante muitos anos no SUS nós trabalhamos de forma completamente desintegrada. Atenção Primária atendia, e quando achava que a gestante era de alto risco compartilhava com o obstetra. O novo modelo vem para ter uma equipe multiprofissional atendendo essa gestante de alto risco, para que faça um atendimento de forma integral, pensado naquela mulher e nas necessidades dela. Onde ela é atendida por uma equipe multiprofissional de forma sequencial e ao final ela sai com um plano de cuidado”. 

De acordo com Jessica Lima Sousa, Coordenadora do CAEMI, os principais objetivos da Planificação são melhorar a qualidade da assistência, organizar a rede de atenção à saúde, aprimorar a regulação do acesso, reduzir filas e tempo de espera, evitar desperdício, otimizar recursos e principalmente fortalecer a atenção primária a saúde (APS).

Na manhã desta segunda-feira (24), foram apresentados os dados do CAEMI 2024 referente a: população alvo esperada e meta atingida, absenteísmo e suas causas, lista de espera, compartilhamento adequado do cuidado das gestantes e crianças de alto risco pelos municípios da região, pesquisa de satisfação dos usuários e identificação das oportunidades de melhoria.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura