A Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Timon realizou, entre os dias 21 a 25 de outubro, o último Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano.
O LIRAa, que foi realizado em toda zona Urbana de Timon, mostra que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 0.7%, percentual considerado pelo Ministério da Saúde de baixo risco.
O coordenador de Combate às Endemias, Dolamito Marques, explica que, apesar do índice de infestação está baixo, é preciso que a população continue adotando medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Vamos pedir que a população não baixe a guarda, que não deixe água parada nos quintais, que coloque areia no pratinhos dos vasos das plantas, mantenham terrenos limpos”, ressalta Dolamito Marques.
Os agentes de combate às endemias de Timon realizam visitas domiciliares de segunda a sexta e atuam na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e na conscientização da população.