Desde 2013, a Prefeitura de Timon tem se esforçado para institucionalizar as políticas públicas de cultura da cidade. “Os resultados têm feito com que o município avance em suas conquistas, sendo incluído em um sistema não apenas estadual, mas também nacional, uma vez que foi criado o Sistema, o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura, a partir de debates e Conferências envolvendo poder público e sociedade civil organizada”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Timon (FMC), Jairo Araújo. Isso criou o espaço ideal para que a cidade fosse incluída na rota do Projeto “Mais Cultura e Turismo”.
O “Mais Cultura e Turismo” é um projeto do Governo do Maranhão, realizado por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e a de Turismo (Setur). A proposta é incentivar a descoberta de novos talentos e ocupar espaços públicos com uma programação voltada à população local, valorizando assim o cenário cultural da cidade e reafirmando o compromisso de ampliar o acesso a atividades de cultura e lazer.
A notícia da inclusão do município no projeto veio durante a realização da X Semana de Teatro do Maranhão, em São Luís, realizada no período de 9 a 15 de novembro, onde Timon esteve representada pelo Humanitas – Grupo de Teatro, com o espetáculo “Quando o Amor é assim e não assado”. Somando-se às condições favoráveis apresentadas por Timon e às reivindicações que já haviam sido feitas à Secretaria Estadual pela Fundação Municipal de Cultura de Timon (FMC) durante a realização de Conferência em outubro deste ano, a participação do Humanitas em uma mesa de debate sobre Políticas Públicas Culturais rendeu à cidade sua inclusão na rota do Mais Cultura e Turismo.
“Para nós é uma satisfação imensa. Somos um grupo atuante há 15 anos em Timon. Temos respaldo para representar nossa cidade e ficamos felizes em conseguir incluir Timon dentro deste cronograma da Secretaria de Estado da Cultura”, comemora o diretor do grupo Humanitas e ator, Júnior Marks.
A visita técnica da equipe da Secretaria Estadual da Cultura está prevista para março de 2016, garantiu a Superintendente de Difusão e Ação Cultural da Secma, Jô Brandão.
“Quando o Amor é assim e não assado”
O espetáculo “Quando o Amor é assim e não assado” é baseado em livro homônimo de Júnior Marks e já participou de diversos festivais, inclusive internacionais. Tanto o espetáculo quanto a peça possuem o apoio da Prefeitura municipal de Timon, que acredita que apoiar iniciativas da sociedade civil organizada é a forma mais democrática de beneficiar a população.
A participação do Humanitas – grupo de teatro na X Semana de Teatro do Maranhão foi bastante ativa. A princípio, o grupo conquistou duas críticas sobre o espetáculo apresentado, elaboradas por grandes nomes da Cultura maranhense. Um deles é Urias de Oliveira, ator maranhense radicado na Europa e homenageado da semana. O outro é José Neres, ocupante da cadeira de número 36 da Academia maranhense de letras.