A população dos bairros Parque Alvorada, Cidade Nova, Sete Estrelas e de regiões próximas serão beneficiadas com um centro cultural e educativo: o Farol da Educação, que está sendo revitalizado. A conquista é fruto da articulação da Prefeitura junto ao governo do Estado.
As obras de revitalização do prédio iniciaram e avançam aceleradas. Nesta sexta-feira (02.03), o deputado estadual Rafael Leitoa, o secretário de assuntos institucionais, Saney Sampaio, e a secretária de educação, Dinair Veloso, visitaram o prédio, que está sendo reformado pelo Governo do Estado, uma articulação do deputado Rafael.
“Será um ganho social enorme! Assim como esse Farol, o governador Flavio Dino está recuperando outros que estavam abandonados, então é mais um equipamento recuperado que será entregue para a população, em parceria com o município. É um lugar onde os moradores poderão ter acesso à internet e certamente será um local em que a juventude poderá utilizar como um ponto de cultura e educação”, comentou o deputado.
Para atender às expectativas dos moradores, a parceria entre os governos proporcionará melhorias significativas. A estrutura será revitalizada, modernizada e climatizada, onde funcionará uma biblioteca e será um centro de atividades culturais e educativas, aliando à tecnologia. A administração passará ser de responsabilidade do município, sendo gerenciada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC). “A ideia é fazer do Farol um centro educacional e cultural voltado para a área de tecnologia, onde a população terá acesso gratuitamente e passará a ocupar um espaço antes abandonado”, frisou Saney.
No novo Farol da Educação, haverá um acervo com mais de 300 livros, com apresentações culturais: recitais, intervenções teatrais, lançamento de livros, para que a cultura timonense seja resgatada. “Aqui era uma biblioteca usada para estudos e pesquisas pelos moradores e há alguns anos está abandonada. Então, será muito bom, pra nós, fazer essa revitalização; a população do Parque Alvorada e região só vai ganhar com o Farol funcionando”, disse o morador José Carlos da Silva.