• Portal da Transparência

5 de julho de 2024

Prefeitura de Timon certifica servidores municipais e comunidade com curso básico de Libras

 

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou mais uma turma do curso básico de Língua Brasileiras de Sinais (Libras), ofertado gratuitamente para servidores públicos municipais e para a comunidade.

No total, 26 alunos participaram das aulas que ocorreram nas tardes das quintas-feiras, no Centro de Formação Prof.º Wall Ferraz. Foram contemplados servidores das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, gestores escolares e professores da Rede Municipal de Ensino. O curso teve como objetivo preparar esses profissionais para a oferta de um serviço público mais inclusivo.

“Nós temos que ter uma sociedade mais inclusiva, porque nós sabemos que na nossa cidade existem muitas pessoas surdas. Eu tenho muitos conhecidos surdos, então eu coloquei a mão na consciência e resolvi fazer o curso de Libras, porque é muito importante, tanto para eles, que se sentem mais acolhidos e incluídos, quanto para mim, porque conhecimento nunca é demais. Então eu estou carregando muitas coisas boas do curso, levando muitos ensinamentos e vou colocar em prática com muitas pessoas.”, disse o estudante Luis Klayver.

Durante a solenidade de encerramento, os alunos demonstraram os conhecimentos adquiridos através da interpretação da música “Te Agradeço”, da banda Diante do Trono. Houve ainda a participação de alunos da Escola Municipal Urbano de Sousa Martins, que abriga o Projeto Bilíngue, principal instituição voltada para a educação inclusiva de surdos, respeitando a língua materna.

“O curso é maravilhoso e muito gratificante. Eu acho que hoje, no mundo que nós vivemos, todos devem saber pelo menos o básico de Libras, pois é muito importante para a comunicação, principalmente nas escolas. Eu, enquanto gestora escolar, sinto muito essa necessidade. Eu tive uma aluna surda na minha escola e ela foi a minha grande inspiração, por isso fiz o curso básico, pretendo fazer intermediário e avançado, e já estou fazendo especialização em  Atendimento Educacional Especializado (AEE), porque eu acho que a educação inclusiva não acontece só em sala de aula, ela acontece em toda extensão da nossa vida.”, completou Nara Borges, gestora da Escola Municipal Tia Carmélia.

Segundo Flávia Diniz, professora do Curso Básico de Libras, esta é a sétima turma da modalidade ofertada pelo município.

“São cursos que possibilitam a inclusão dos Surdos na sociedade, e tem possibilitado que mais pessoas conheçam mais sobre a comunidade Surda. Temos, inclusive, como fruto desses cursos, uma ex-aluna nossa que ingressou na graduação de Letras Libras na Universidade Federal do Piauí.”, completou Flávia.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura