5 de junho de 2024
União de poderes leva inclusão social para alunos da Rede Municipal através do Judô

A união dos poderes executivo, judiciário e iniciativa privada proporcionou, para a região do Parque Alvorada, uma grande oportunidade de inclusão social e promoção da cidadania através do esporte. Por meio da parceria entre a Prefeitura de Timon, Banco do Brasil Seguros, Instituto Jovem Promessa e Ministério Público, cerca de 80 crianças vão ter acesso a aulas gratuitas de judô.

“Hoje é um dia feliz para estas 80 crianças que estudam nas escolas da Prefeitura, com essa grande parceria entre BB Seguros, Ministério Público e Guarda Municipal. Ver a felicidade dessas famílias e dessas crianças nos deixa com o coração cheio de alegria, e a nossa ideia é ampliar cada vez mais as políticas de inclusão na área do esporte, educação, arte e cultura, porque é investindo no presente que nós teremos um futuro garantido para essas crianças.”, afirmou a Prefeita de Timon, Dinair Veloso.

O projeto intitulado “Desenvolvendo Pessoas Através do Esporte” teve início nesta quarta-feira (05), na sede Recreativa da Guarda Civil Municipal, espaço cedido pelo Ministério Público para uso em favor da sociedade, especialmente com ações voltadas para a educação, esporte e cidadania.

“Isso é um resultado da ação de várias instituições. Inicialmente, o Ministério Público, através do GAECO, formulou um pedido, dentro de uma ação penal, para que esse imóvel fosse interditado. E depois da interdição, a preocupação do Ministério Público era dar uma função social para esse imóvel. Então, foi mantido contato com a representação do município, no sentido de que a Guarda Civil Municipal assumisse a gestão deste imóvel, para preservar, cuidar e revertê-lo em favor da sociedade. A causa foi muito bem abraçada e hoje é um dia de muita celebração por parte de todos nós da sociedade, do bairro e da população timonense.”, explicou Francisco Fernando, Promotor de Justiça do Ministério Público.

Durante a abertura, os alunos das Escolas Municipais Pedro Falcão Lopes e João Fonseca Maranhão, instituições contempladas nesta etapa, conheceram os pilares do projeto e receberam os kimonos para uso nas aulas. O material foi fornecido gratuitamente e os participantes também terão direito a acompanhamento social e educacional.

“Eu sou muito grata, porque o esporte dá muitas oportunidades para a criança se desenvolver como pessoa, em casa e na escola. Ele vai ter aulas de judô, vai receber o quimono, que é o fardamento, vai ter orientações para que seja um cidadão de bem, e isso é muito bom para o futuro. Meu filho está muito feliz, é uma criança que veio de um tratamento oncológico, onde foi tirado muitas coisas dele, e hoje ele tá se desenvolvendo, recebendo o carinho da escola, que tem um acolhimento maravilhoso, e agora o judô, que vai ser muito bom para ele.”, comemorou Alexandra Carvalho, Corretora de Imóveis.
O projeto busca, ainda, promover a cultura de paz na região, fomentar a nova modalidade esportiva no município e impulsionar o desenvolvimento integral das crianças, incentivando valores como cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade, que são os princípios do judô.
“Eu vislumbro esse projeto como resultado da comunhão de esforços de várias instituições, todos com o mesmo objetivo, que é promover a cidadania de crianças e de adolescentes através do esporte. Como juiz da Vara da Infância e Juventude, vejo isso com muito carinho, com uma percepção muito boa, e eu tenho certeza que através desses momentos, da prática esportiva, essas crianças encontrarão o suporte necessário para que cresçam como cidadãos de bem.”, finalizou Simeão Pereira, Juiz da Vara da Infância e Juventude de Timon.