• Portal da Transparência

7 de março de 2024

Fora da Escola Não Pode: Prefeitura inicia campanha de combate à evasão escolar

Está aberto, oficialmente, o período de intensificação das ações de combate à evasão escolar. A abertura da Campanha Fora da Escola Não Pode aconteceu nesta quinta-feira (07), no Centro de Formação Profº. Wall Ferraz, e mobilizou representantes de várias secretarias municipais, bem como do poder legislativo e de entidades parceiras. 

 

A Campanha Fora da Escola Não Pode! segue até o dia 15 de abril, e é uma iniciativa do Selo Unicef, aderida pela Prefeitura de Timon, que visa sensibilizar a comunidade e o poder público sobre a importância de assegurar o direito de acesso e permanência das crianças e adolescentes na escola.

 

“Agradeço a todas as parcerias, todas as secretarias de Timon, representantes da associação de moradores e do ministério público, e ressalto que todos precisam ser nossos parceiros. Hoje nós conseguimos fazer um trabalho para que os alunos já matriculados permaneçam na escola, mas precisamos da ajuda de toda a comunidade para trazer aqueles que ainda não estão. Esse já é um compromisso do município, porque a gente sabe que a educação tem o poder de transformar, e a gente tem que investir na educação, mas também tem que fazer com que a criança tenha acesso.”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Samuel Rodrigues. 

A solenidade de abertura teve como objetivo expor o fluxo da Busca Ativa Escolar, a colaboração de cada órgão e secretaria parceira, e convocar membros da sociedade civil para assumir o compromisso de combater a evasão escolar. 

 “A Secretaria de Educação pode contar com a gente, quando tiver as ações, que nós vamos contribuir. Vamos trabalhar nas nossas UBS, realizar rodas de conversa com nossos enfermeiros, que já podem utilizar os atendimentos para falar do combate à evasão escolar, assim como os agentes comunitários de saúde e de endemias, que estão sempre nas residências das famílias.”, pontuou Márcio Sá, Secretário de Saúde de Timon. 

Até o momento, Timon já resgatou 570 estudantes afastados da escola, metas que foram alcançadas e superadas antes do prazo determinado pelo Selo Unicef. 

“Estar na escola, aprendendo, é um direito de toda criança e todo adolescente, e a Busca Ativa Escolar dá suporte para que esses direitos sejam efetivados. A estratégia fomenta para que os serviços e os equipamentos públicos, sejam na educação, saúde ou assistência social, trabalhem de maneira intersetorial, assim como o engajamento de toda a sociedade. Tudo isso ajuda a fortalecer a rede de proteção de direitos, como está assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”, disse a Coordenadora do Busca Ative Escolar, Eliane Soares. 

Além das Secretarias de Educação e de Saúde, estiveram presentes representantes das secretarias de Desenvolvimento Social (SEMDES), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDEST), da Câmara Municipal dos Vereadores, Conselho Tutelar I e II, Fórum Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura