• Portal da Transparência

7 de dezembro de 2023

Secretaria de Educação realizou quase 200 formações para professores em 2023

A formação continuada é uma das principais apostas da Prefeitura de Timon para manter a qualidade educacional do município em uma trajetória ascendente. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), os professores das zonas Urbana e Rural recebem, mensalmente, orientações pedagógicas e sugestões de novas metodologias de ensino, ações que refletem diretamente na aprendizagem dos alunos.

“O processo de formação continuada é de suma importância para todos nós professores. A SEMED propõe orientações pautadas nos resultados apontados através das avaliações, que acontecem mensalmente, e também com as devolutivas discutidas nas formações, momento em que cada professor expõe os principais desafios enfrentados em sala de aula. São nas formações, sob a assessoria do Programa Educar pra Valer, que discutimos nossas metas e traçamos os caminhos para alcançá-las. Esse espaço composto por professores que trazem a cada encontro experiências exitosas fortalece muito o trabalho de toda a Rede, prova disso são os resultados já conhecidos por todos.”, pontua Edna Sousa, professora formadora. 

Só nesse ano, 192 formações foram realizadas pela SEMED. As aulas são destinadas a professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, com foco na alfabetização, bem como nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A abordagem utilizada nos encontros busca apresentar novos conceitos para o desenvolvimento das habilidades dos alunos, promover uma troca de experiências entre os docentes, bem como auxiliar os profissionais na superação de desafios em sala de aula.

O conteúdo das formações é elaborado com base em pontos de melhorias identificados nas avaliações aplicadas pela SEMED. As aulas são ministradas por uma equipe de professores formadores, que também realizam visitas periódicas nas escolas, prática que visa reforçar à assistência dada aos profissionais.

Educação Inclusiva

Além dos componentes curriculares, os professores da Rede Municipal também têm acesso a orientações que fortalecem a política de inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Durante todo o ano, a coordenação de educação inclusiva participou ativamente dos momentos formativos, levando explanações sobre legislação, estratégias pedagógicas e oficinas. Houve, também, momentos dedicados exclusivamente para os cuidadores escolares, profissionais que atuam com estudantes com deficiência que necessitam de um maior acompanhamento.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura