1 de dezembro de 2023
Mais de 7 mil estudantes de Timon realizam provas do SEAMA 2023

Durante toda esta semana, os estudantes de Timon participaram do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), prova que analisa o nível educacional da educação básica em todos os municípios do estado, com foco em turmas do 2º, 5º e 9º ano que, em Timon, somam mais de 7 mil alunos.
É o SEAMA que dá origem ao Prêmio Escola Digna, importante reconhecimento destinado aos municípios que alcançam os melhores resultados. Por dois anos consecutivos, 2021 e 2022, Timon foi destaque e ganhou premiações nas três séries avaliadas.
O sistema também gera o Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDE-MA), indicador que determina o percentual de recursos destinados para as prefeituras com base no desempenho alcançado.
“As expectativas são as melhores possíveis, foi um ano de preparo intenso, foram feitos simulados, aulões aos sábados, reforço de Língua Portuguesa e Matemática promovido pela SEMED, no qual obtivemos um bom nível de participação. Após a escola concluir as avaliações externas, ficamos com o sentimento de dever cumprido, pois, as ações impactaram positivamente no desempenho dos alunos.” disse Gracilda Sucupira, gestora da Escola Firmo Pedreira.

Nesse ano, as escolas intensificaram as ações voltadas para o acolhimento e motivação dos alunos durante os dias de aplicação. As instituições realizaram recepções diversificadas, entendendo que trabalhar o emocional das crianças reflete numa boa prova. Os estudantes foram recepcionados com música, danças, dinâmicas motivacionais e distribuição de brindes.
“Durante todo ano, os funcionários se mobilizaram para fazer uma acolhida especial para os alunos. Antes das avaliações, foi ofertado lanches e almoço para que os alunos pudessem realizar os exames bem alimentados. E a acolhida se estendeu para os aplicadores, que foram bem recepcionados. O aluno bem acolhido se sente confiante e capaz de acreditar nas suas habilidades, assim, atinge seus objetivos”., completou a gestora.
