• Portal da Transparência

8 de novembro de 2023

Estudantes de Timon são premiados por produções artísticas sobre combate ao trabalho infantil

“Respeite meu tempo, por favor. Quero viver a vida, brincar e amar. Não quero perder esse tempo em grande labor, sei que conseguiremos por isso lutar.” 

 

Foi com essas palavras que a aluna Melyssa Fonseca, da Escola Municipal Anjo Gabriel, iniciou sua poesia sobre o combate ao trabalho infantil. A estudante criou o texto especialmente para o Prêmio Ministério Público nas Escolas, produção que lhe rendeu a premiação na etapa estadual, nesta categoria. 

 

O projeto MPT nas Escolas tem o objetivo de promover capacitações para crianças e adolescentes, além de estimular o protagonismo infantojuvenil no enfrentamento ao trabalho infantil e na afirmação dos seus direitos. A iniciativa lança, anualmente, concursos de produções artísticas em várias categorias, premiando obras literárias, musicais e artes visuais em todo o território nacional. 

 

Além da categoria Poesia – 4º e 5º ano, Timon também foi premiada na categoria Desenho – 6º e 7º ano, tendo como protagonista o estudante Eycon Gabriel, aluno da Escola Municipal Zacarias Ribeiro, que apresentou a obra intitulada “Um tempo perdido”. Os dois estudantes e seus professores orientadores receberam, cada um, um tablet como reconhecimento.

“Esse projeto é interessante porque ele trata da prevenção. Pelo senso comum, existem muitos mitos com relação ao trabalho infantil, e a gente tem cada dia mais convicção e mais estudos científicos que demonstram que a criança tem que priorizar o estudo, o lazer e as brincadeiras na época própria, e deixar o trabalho para quando tiver a capacidade de exercê-lo de forma plena. Então é um projeto que eu acredito que vai ser renovado por muitos anos.”, enfatizou Pollyana Tôrres, Procuradora do Trabalho em Timon. 

O Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, esteve presente no evento e ressaltou a importância da parceria com o Ministério Público do Trabalho, bem como o impacto que o projeto tem na vida das crianças envolvidas. “Essas atividades ajudam nossos estudantes a se aprofundarem na temática do trabalho infantil nos direitos que cada um tem na sociedade.”, completa o secretário.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura