24 de outubro de 2023
Provas do Saeb 2023 começam a ser aplicadas em Escolas da Rede Municipal de Timon
Foi iniciada, nesta terça-feira (24), em Timon, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Farão a prova 3.373 estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O processo é organizado pela rede estadual de ensino, por intermédio da URE de Timon.
As provas são de Língua Portuguesa e Matemática. Passarão pelo processo de avaliações 56 escolas do município, englobando zona Urbana e Rural. Para reforçar a preparação dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu, durante todo o ano, diversas atividades voltadas para a preparação dos alunos que seriam avaliados.

Aluna aguardando aplicação da prova
“Organizamos, junto com os gestores e professores, aulões, revisões e simulados, por exemplo, com distribuição gratuita de material de estudos e de lanches. Os esforços do Poder Público Municipal, junto com a dedicação dos estudantes, sem dúvida vão resultar em um bom desempenho de nossos alunos”, comenta o secretário da Semed, Samuel Rodrigues.

Simulados ajudaram na preparação dos estudantes
Com provas produzidas e elaboradas pelo MEC (Ministério da Educação), a avaliação ocorre a cada dois anos. Até o dia 10 de novembro, a aplicação será feita para grupos de escolas, seguindo um cronograma, em dias diferentes e pré-agendados pela URE. Para hoje (24), o cronograma foi definido da seguinte forma:
Na zona Urbana, escolas municipais Antônia Diva (manhã e tarde), Firmo Pedreira (manhã e tarde), Lauro Rodrigues (tarde), Francisco Cleiton (tarde) e Antônio Maria Zacarias (manhã e tarde). Na zona Rural, escolas municipais Antônio Bispo – Povoado Campo Grande (manhã e tarde), Francisco Alves Cavalcante – Povoado Pinto (manhã e tarde) e Antônio Pereira da Silva – Povoado Gameleira (manhã e tarde).

Café da manhã oferecido aos alunos
Aos alunos que fizeram a prova pela manhã, foi oferecido pelas escolas um café reforçado. Ao meio-dia, os alunos que farão a prova no turno da tarde serão recebidos com um almoço.
Através da prova, o MEC avalia a aprendizagem dos alunos. Também é avaliada a qualidade do ensino nas redes, por meio do envio de questionário para gestores de escolas e professores de língua portuguesa e matemática dos alunos que realizam a prova do Saeb.

Aluno durante revisão para o Saeb
As avaliações e questionários do Saeb resultam em indicadores que demonstram os níveis de aprendizagem atingidos pelos estudantes avaliados. Os resultados são disponibilizados para estados, municípios e para cada escola individualmente. Aliados ao Censo Escolar (que aponta dados de aprovação e retenção), os resultados dão origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Esse é um momento de consolidação de todo o trabalho realizado durante o ano. Um trabalho que é realizado com bastante foco, porque a gente sabe da importância que essa avaliação tem para o município, escolas, professores e alunos, enfim, para todos que compõem a rede municipal de ensino”, explica a diretora de ensino da Semed, Francisca Lima.

Simulados ajudaram na preparação dos estudantes