17 de outubro de 2023
Práticas educacionais de escola timonense ganham destaque em revista internacional
Um artigo científico produzido por um professor da Rede Municipal de Timon/MA foi publicado em revista de veiculação internacional. O artigo “Para uma Educação Transformadora: Experiências e Práticas Educacionais Desenvolvidas em uma Escola do Município de Timon-MA”, de autoria do Professor Raul Ferreira de Miranda Mendes, diretor da Escola Municipal Luiz Miguel Budaruiche, foi publicado na Revista Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas (International Journal of Human Sciences Research).
Trata-se de uma publicação científica internacional, editada pela Atena Editora, que tem como missão divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica na área das ciências humanas. A revista possui impacto entre as publicações cientificas de todo o mundo, com base no Eurasian Scientific Journal Index, no Eurasian Citation Reports e no Eurasian Scientific Index. Estes são serviços de indexação que reúnem em suas bases de dados as revistas científicas mais importantes da Europa e da Ásia, por publicarem as pesquisas mais confiáveis e relevantes do mundo.

O trabalho do professor apresenta os resultados obtidos através de projetos educacionais desenvolvidos na Escola Municipal Luiz Miguel Budaruiche, que apesar de estar localizada em uma área de grande vulnerabilidade social, consegue permanecer acima da média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), avaliação da Educação Básica no Brasil, realizado pelo Ministério da Educação.
Os projetos desenvolvidos na escola abrangem atividades realizadas dentro e fora da sala de aula, trabalhando temáticas voltadas para a transformação do meio ambiente, da comunidade e da própria vida escolar dos alunos. São projetos que envolvem, por exemplo, questões relacionadas à sustentabilidade, ao meio ambiente, ao empreendedorismo, ao desenvolvimento da leitura, escrita e compreensão de textos. Consumo consciente de água e de energia e preservação do meio ambiente e do patrimônio escolar são temas trabalhados através das diversas atividades, dentre elas, gincanas, feiras e mostras de saberes.
Os resultados obtidos com esses trabalhos foram: maior preservação das salas, da pintura de paredes, mobílias, portas, janelas, cadeiras; o clima da escola foi modificado através do plantio de árvores nos ambientes externos; o consumo de água e energia foi reduzido na escola. Além disso, os próprios alunos passaram a assumir uma postura crítica diante de práticas negativas.

“Trabalhar com esses diferentes projetos dá aos alunos a oportunidade de experimentar formas inovadoras e sociais em diferentes ambientes e possibilidades de aprendizagem. Essa é também uma forma de promover a interdisciplinaridade e a contextualização, aspectos que se tornaram significativamente importantes na rotina das escolas. São abordagens que trazem contribuições em diferentes áreas do conhecimento, influenciando diretamente na aprendizagem dos alunos.”, defende o professor Raul Mendes.
Os resultados apresentados demonstram que o desenvolvimento desses projetos dentro da Escola Municipal Luiz Miguel Budaruiche estimulam os estudantes, contribuem com a aprendizagem, aumentam o conhecimento, além de tornar os alunos multiplicadores de conhecimento e agentes transformadores da escola, do meio ambiente e da comunidade. O professor Raul chama a atenção, ainda, para o fato de que as ações transformadoras não exigem mais do que a força de vontade e a dedicação. “Basta que o educador tenha consciência de sua força nesse processo”, conclui o diretor da escola.