• Portal da Transparência

19 de setembro de 2023

Inclusão: Secretaria de Educação promove curso gratuito de Conversação em Libras

 

A Secretaria de Educação de Timon (Semed) está oferecendo aulas gratuitas de Libras Conversação. A turma iniciou hoje (19), no Centro de Formação Prof. Wall Ferraz. A ideia é promover a igualdade e a compreensão entre surdos e ouvintes. A Semed já ofereceu 10 turmas básicas e 3 intermediárias de Libras. A secretaria entende que a inclusão não é apenas uma ideia, mas uma ação, e o curso de Libras é uma das maneiras tangíveis de tornar isso realidade

 

 

Libras é uma língua rica e complexa que permite a compreensão e comunicação eficaz para pessoas surdas. “Já ofertamos diversas turmas de Libras básico e intermediário. O nosso objetivo é que os participantes saiam daqui e não necessitem mais de um intérprete para conversar com surdos. Isso promove a socialização entre surdos e ouvintes de forma muito eficaz”, afirmou uma das coordenadoras de Educação Inclusiva da Semed, Andreia Viana.

 

 

O curso capacita os alunos para se comunicarem com pessoas surdas de forma eficaz. Os participantes aprenderão não apena os sinais básicos, mas também como se comunicar fluentemente em Libras. Essa habilidade melhora a vida de pessoas surdas e também enriquece a experiência de todos os envolvidos.

 

 

“Eu já participei das outras turmas e hoje estou aqui para continuar evoluindo. É muito bom e importante aprender uma coisa nova. Eu sou guarda civil municipal e já consegui atender a uma ocorrência em Libras. E, isso é muito bom. Então, hoje eu vou aprender muito mais aqui na turma de conversação”, afirmou a guarda civil municipal Alexsandra Nonato.

 

 

A inclusão é uma ação poderosa, segundo outra coordenadora de Educação Inclusiva da SEMED e professora de Libras, Flavia Diniz. “É muito gratificante ver que tem gente aqui que quer evoluir mais ainda. São alunos que já vieram das outras turmas de Libras. E nesta turma, temos o objetivo de oferecer mais versatilidade e segurança para quem já conhece a língua dos sinais.”

Últimas Notícias





Siga a prefeitura