• Portal da Transparência

25 de agosto de 2023

Dia D da Inclusão: Prefeitura intensifica serviços de saúde e educação para pessoas com deficiência

 

A Prefeitura de Timon reuniu, hoje (25), dezenas de pessoas com deficiência, familiares e apoiadores da causa no Dia D da Inclusão. A ação, que faz parte do cronograma de atividades do Mês da Inclusão, intensificou a oferta de vários serviços do município.

 

O evento aconteceu na Escola Maria do Carmo Viana Neiva, e contou com consultas com psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, orientações e distribuição de kits da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação e agendamento de consultas pelo CAISM. 

 

“Pra gente que tem filhos autistas, precisa muito desse acompanhamento. Hoje eu vim buscar tratamento pra mim, pros meus cuidados, e pra eles também eu busquei a fono, psicopedagoga e saúde bucal. Tudo num lugar só, ficou muito acessível pra mim e pra eles. A vida de uma mãe que tem criança autista não é fácil, então eu só tenho a agradecer por esses dias, porque facilitou demais a vida da gente.”, disse Kaline Figueredo, mãe de gêmeos autistas. 

Em 2023, o Mês da Inclusão está abordando a temática “Conectar Saber é Possibilitar a Inclusão”, visando mobilizar toda a sociedade em prol de um mundo mais inclusivo, promovendo a conscientização e fortalecendo à luta e superação dos desafios. Em Timon, várias ações são realizadas diariamente com esse propósito, com destaque na educação inclusiva e no acompanhamento multidisciplinar em saúde. 

 

“Estamos no mês de agosto, que é o mês da inclusão, e a Prefeita Dinair tem uma visão voltada diretamente pra esse pública, e a saúde não poderia ficar de fora. E a gente está hoje na Escola Maria do Carmo Viana Neiva, que já atende esse público, ao lado nós temos um Centro de Reabilitação, nos próximos dias vamos entregar uma oficina ortopédica, que vai produzir órteses e próteses, já temos a parceria com a APAE, e essa parceria saúde e educação é muito importante.”, explicou Márcio Sá, Secretário Municipal de Saúde.  

O Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, reforçou o impacto que trabalho em conjunto tem no desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência.

 

“As crianças já estão matriculadas nas escolas de ensino regular, então a inclusão já começa por aí. Mas a escola também tem um papel muito importante, que é a de identificar aquela criança que precisa de algum acompanhamento especializado. Então sempre que algo é observado na criança, o professor conversa com a os responsáveis e sugere que ela busque uma unidade de saúde. A partir do momento que a saúde fecha um diagnóstico, já orienta aquela família a procurar outras secretarias e órgãos que vão assegurar outros direitos. Isso é trabalho em rede, isso é inclusão.”, completa o secretário de saúde.

 

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura