11 de agosto de 2023
Mês da Inclusão: abertura oficial mobiliza estudantes, pais e entidades apoiadoras da causa em Timon

A Prefeitura de Timon iniciou, oficialmente, as atividades alusivas ao Mês da Inclusão, idealizado pelo município para intensificar as ações voltadas para as pessoas com deficiência.
A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Centro de Formação Profº Wall Ferraz, e reuniu estudantes da Rede Municipal de Ensino, pais de alunos e entidades apoiadoras da causa.
De acordo com Andreia Viana, coordenadora de educação inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, o Mês da Inclusão tem como objetivo sensibilizar toda a sociedade sobre a importância de trabalhar por uma inclusão de qualidade para todas as pessoas que possuem deficiência.
“No decorrer de todo o mês nós teremos ações em parcerias, como palestras, oficinas nas escolas, no Caps Infantil, no CER, na Escola Maria do Carmo Viana Neiva, na APAE e nas demais instituições. Gostaria de ressaltar uma ação bastante importante, que será o mutirão de atendimentos pelos profissionais da saúde, e também uma exposição de telas dos nossos artistas, que será no Shopping Cocais.”, completou a coordenadora.

Além de apresentações artísticas realizadas por alunos com deficiência, o evento também contou com uma palestra ministrada pela fonoaudióloga Mayanna Magalhães, que abordou os benefícios do Método Padovan para o desenvolvimento de habilidades neurofuncionais.
Segundo o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, a Prefeitura tem mobilizado todas as secretarias para que seja realizado um trabalho em rede, de maneira que todas pessoas com deficiência possam ter a assistência de forma integral, seja na educação, na saúde ou no apoio social e demais serviços públicos.
“A inclusão teve o papel de trazer as crianças com deficiência para dentro das turmas de ensino regular, é por isso que a gente está falando de conectar saberes, porque houve um tempo em que esses alunos só se relacionavam, nas escolas, entre si. E quando se pensou em inclusão, se pensou tanto no aluno que tem deficiência e pode aprender com os outros, quanto no aluno que não tem deficiência, e que também algo a aprender com esse público. E a gente tem procurado melhorar a cada dia, porque a prefeita tem nos orientado a fazer um trabalho em rede com todas as secretarias para melhor atender esses alunos.”, reforçou o Secretário.

“Hoje eu tenho muito a contar, porque a Luna veio de uma resistência muito grande, e hoje ela vive a inclusão na escola, onde ela participa de todas as atividades lúdicas e extracurriculares, a saúde também está caminhando bem, e pra mim, como mãe, é gratificante ver que hoje nós ainda não temos um mundo inclusivo, mas que a gente luta por inclusão todos os dias e o município está mostrando pra essas famílias que tem todo um trabalho sendo feito, e que muitos já alcançamos, mas muito ainda vamos alcançar com as nossas lutas.”, relatou Cristina Oliveira, mãe da Luna Vitória, que é autista e aluna da Rede Municipal.



