• Portal da Transparência

9 de agosto de 2023

Prefeitura de Timon lança Projeto de Mediação de Conflitos Escolares

Mais uma importante iniciativa de combate à violência nas escolas foi lançada, neste 8 de agosto, pela Prefeitura de Timon. Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Escola Pedro Falcão Lopes foi escolhida para dar o pontapé inicial do projeto, que visa implantar o Núcleo de Mediação de Conflitos Escolares (NUMECE).

O projeto piloto será avaliado durante 3 meses e, posteriormente, irá expandir para as demais instituições da rede municipal de ensino. A iniciativa é, também, uma forma de enfrentamento ao bullying escolar, um dos principais desencadeadores de conflitos escolares.

“O Núcleo será composto por um mediador, que tem como função ouvir, acolher e intermediar o conflito existente para o momento, fazendo com que os jovens desenvolvam responsabilidades por seus atos e maturidade para conduzir diálogos, respeito e empatia em meio às adversidades de opiniões, outro ator importante para composição do Núcleo é um pessoa que fique diariamente na escola, convivendo com os jovens, pois será a pessoa referência entre o mediador e as situações conflituosas observadas durante as semana”, disse Hylanna Vilanova, assistente social e coordenadora do projeto.

O NUMECE conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE). O projeto soma-se a outas iniciativas aderidas pelo município com o objetivo de levar mais harmonia para o ambiente escolar.

“São vários projetos com esse propósito em vigência nas escolas de Timon, e o intuito é chegar cada vez mais em escolas, sempre com o mesmo pensamento, que é resolver esses conflitos. São coisas pequenas que se a gente não cuidar, se transformam em problemas grandes, e esse é mais um projeto que vem nos ajudar, porque é através da educação que a gente vai transformar a sociedade em um lugar melhor.”, disse o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.

Em seu discurso, Secretário Interino de Direitos Humanos, Saney Sampaio, ressaltou a importância da iniciativa para o município, e enfatizou o protagonismo dos alunos para a disseminação do projeto.

“Isso não é um projeto em que nós vamos entregar a habilidade de mediar conflitos, vocês serão os protagonistas do projeto. E isso traz duas consequências imediatas: a primeira é que vocês levarão habilidades que não serão usadas apenas no ambiente escolar, é uma habilidade que vocês levarão pro resto da vida de vocês. A segunda grande responsabilidade é que vocês não serão apenas os pioneiros desse trabalho, vocês se transformarão em referência.”, disse o secretário, se dirigindo aos alunos da Escola Pedro Falcão Lopes.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura