• Portal da Transparência

28 de abril de 2023

Mês da Conscientização do Autismo foi celebrado com diversas atividades inclusivas nas escolas de Timon

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi um tema amplamente debatido nas escolas municipais durante o mês de abril. As atividades visam promover a conscientização de toda a comunidade escolar, tendo em vista que aproximadamente 480 alunos da Rede Municipal têm esse diagnóstico.

Palestras, rodas de conversas, exposições de cartazes educativos e recursos adaptados, e até mesmo passeatas foram desenvolvidas pelas instituições. Todas as escolas da Zona Urbana e Zona Rural realizaram alguma atividade com essa temática.

“Na Escola Municipal Urbano de Sousa Martins, além das ações voltadas para o mês do autista, a gestão lançou o projeto “Eu, Atleta Especial”, voltado para alunos autistas e com outras necessidades específicas. “Esse projeto é exclusivo para os alunos com necessidades específicas. Nessa iniciativa, nós levamos os estudantes para a quadra em dois dias na semana, para que eles participem de atividades com o objetivo de ajudar na parte cognitiva e psíquica, movimentando esse aluno dentro e fora de sala de aula. A culminância será em novembro, quando veremos a evolução dos alunos envolvidos.”, disse Vilma Pinheiro, diretora da Escola Urbano Martins.

 

 

Outra atividade de extrema importância para esse público foi realizada na Escola Nazaré Rodrigues. Por meio de uma palestra ministrada pelo neurologista Dr. Kelson James Almeida e pela neuropsicopedagoga Edileusa Cavalcante, pais, professores e cuidadores puderam esclarecer dúvidas sobre o TEA.

De acordo com Francisca Gonçalves, gestora da instituição, a palestra ajudou os pais a compreender melhor alguns traços comportamentais dos filhos e orientou os professores e cuidadores sobre a melhor maneira de prestar suporte para esses estudantes, buscando sempre desenvolver, ao máximo, suas aprendizagens.

Atestando a importância de práticas artísticas para o aprimoramento das habilidades de pessoas autistas, a Escola de Artes Beija-flor I também deu suas contribuições no mês de mobilização da causa por meio de uma palestra e de apresentações dos alunos.

Fechando o mês de atividades, a Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação proporcionou um bate-papo com o tema Adaptação e Inclusão da Criança com TEA no ambiente escolar. A palestra, destinada a gestores, cuidadores e professores, foi ministrada pela psicopedagoga Regina Gomes.

“Com sentimento de gratidão, concluímos as ações alusivas ao mês de sensibilização do TEA. Durante todo este mês, ouvimos relatos de alegria e satisfação dos familiares com as ações realizadas nas escolas. Ontem o evento foi direcionado aos gestores e cuidadores educacionais da nossa rede de ensino, visando aquisição de novos conhecimentos para melhoria do trabalho com este público. Lembrando que este trabalho acontece durante todo o ano letivo, por meio de acompanhamentos e orientações da coordenação da Educação Inclusiva.”, disse Andreia Viana, Coordenadora de Educação Inclusiva de Timon.

CONFIRA MAIS REGISTROS CLICANDO AQUI

Últimas Notícias





Siga a prefeitura