• Portal da Transparência

24 de abril de 2023

Dia Nacional da Libras: Projeto Bilíngue é mais uma ação de inclusão de Timon


O dia 24 de abril marca a data em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida e regulamentada em lei. Com 21 anos de vigência, a lei determina a Libras como um componente curricular obrigatório na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos, e assegura o direito de pessoas surdas serem alfabetizadas em caráter bilíngue, ou seja, em Libras e Língua Portuguesa.

Em Timon, várias ações são realizadas com o intuito de garantir todos os direitos dos surdos, especialmente na área da Educação. Uma das principais estratégias do município foi a criação do Projeto Bilíngue, que foi instituído em 2019 e, atualmente, funciona na Escola Municipal Urbano de Sousa Martins.

“Desde a implantação do Projeto, muitos avanços são observados no que se refere à educação de surdos em Timon, como, por exemplo, os seletivos e contratações de intérpretes de Libras e as formações com foco no idioma para os professores de outros componentes curriculares. Há também os cursos de Libras para os profissionais e estudantes, surdos e ouvintes, da instituição.”, explicou Flávia Diniz, Intérprete de Libras e membro da Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.

Juntamente com o projeto bilíngue, Timon mantém a prática de destinar intérpretes de Libras para acompanhar alunos surdos no ensino regular, além de ensinar o idioma para este público em 14 polos de Atendimento Educacional Especializado.

Ainda de acordo com Flávia Diniz, Timon mantém, desde 2017, a oferta de cursos de Libras para professores e comunidade em geral. Nos últimos anos, a iniciativa também contemplou Secretarias Municipais, Guarda Municipal, Polícia Civil e Departamento de Trânsito, visando uma inclusão social bilíngue em todos os setores da sociedade.

 

 

 

 

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura