A Fundação Municipal de Cultura de Timon reuniu, nesta terça-feira (31), representantes das forças de segurança municipais e estaduais de Timon-MA e de Teresina-PI para tratarem do esquema especial elaborado para os dois dias de Zé Pereira 2023.
Com um esquema de segurança reforçado, a festa acontecerá no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de fevereiro, na Avenida Piauí, contando com a ação conjunta e integrada entre Polícia Militar do Maranhão e do Piauí, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Municipal de Timon e de Teresina, Departamento de Transito de Timon – Dmtrans, Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina – Strans e Corpo de Bombeiros, além de segurança privada, que contará com 150 agentes.
“Todo o plano foi organizado para que o público se divirta e tenha policiamento presente, fazendo a segurança em toda a extensão da Avenida Piauí e no entorno do evento. Quem vai sair de casa para curtir o Zé Pereira vai sair em paz, com tranquilidade, e vai poder retornar também com a mesma segurança”, ressaltou o secretário municipal de Segurança de Timon, Júnior Bacelar.
De acordo com o Tenente-coronel Hélio Sena, comandante do 7º Batalhão dos Bombeiros Militar de Timon, o Corpo de Bombeiros vem trabalhando na prevenção de acidentes, fiscalizando estruturas de palco, som, arquibancadas, e durante o evento estão de prontidão, com equipes distribuídas de forma estratégica, para atuar, caso necessário, no salvamento e resgate, no combate a incêndio e no atendimento pré-hospitalar.
O 11º Batalhão de Polícia Militar em Timon estará com o efetivo local e mais um reforço vindo de fora. “Por dia, serão 120 policiais militares do Maranhão, a pé, e mais a equipe de motopatrulhamento, atuando na segurança dos timonenses e também dos visitantes”, destacou o comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Sousa. Nas duas BRs que passam pela cidade, a Polícia Rodoviária Federal permanecerá das 18h às 6h fiscalizando e realizando rondas.
Haverá pontos de revista em todos os 14 acessos à Avenida Piauí e em todo o percurso, fiscalização para evitar garrafas de vidro, armas brancas e de fogo, patrulhamento nos entornos do evento e também nos bairros. O Dmtrans também tem definido um plano de segurança para o trânsito durante os dois dias. A Polícia Civil de Timon também estará, nos dois dias de evento, com toda a sua equipe à disposição para atender aos foliões em qualquer demanda que seja necessária a intervenção da polícia. A Guarda Municipal de Timon vai destinar, por noite, o efetivo de 58 guardas, e além de realizar revistas, vai proceder com o patrulhamento preventivo, com guarnições espalhadas pelo corredor da folia.
Para quem transitar entre Timon e Teresina, as forças policiais da capital piauiense também estarão dando reforço na segurança e também no controle do trânsito. A Polícia Militar do Piauí, junto com a Guarda Municipal de Teresina, estará com equipes atuando nas pontes que ligam as duas cidades, assim como os agentes da Strans, orientando os motoristas e fazendo o controle de tráfego.
“Contribuiremos com o reforço de policiamento nas pontes, destinando grupos de militares e viaturas operacionais, e irmanados com o DGO (Departamento Geral de Operações), com a Guarda de Teresina e com as forças de segurança de Timon, vamos trabalhar para manter a ordem e a segurança e assim dar tranquilidade às pessoas que saírem de Teresina para brincar o Zé Pereira de Timon e também no seu retorno depois da festa”, comentou o Major Wilton, comandante do 1º batalhão de Policia Militar do Piauí.