O Zé Pereira de Timon 2023 traz para as ruas os blocos de sujo, formados pela comunidade, famílias e amigos na cidade. Nesta edição, pelo menos 12 blocos alternativos vão esquentar as prévias do evento marcado para os dias 4 e 5 de Fevereiro. Fundadores de alguns grupos carnavalescos revelam suas histórias e contam sobre os últimos ajustes para agitar o corredor da folia.
Um dos mais antigos de Timon é o Perigosas Peruas Virgens, com sede na Rua Maria Correia, no Bairro Formosa. Os preparativos estão indo bem para esta edição, a caravana costuma trazer bandas e carro de som para o público. O bloco leva em média mil pessoas para brincar nas ruas no esquenta do Zé Pereira.
O nome do bloco é uma homenagem ao público gay, e foi criado em 1974 pelos irmãos José Francisco da Silva Cruz (o Zé Foquite) e Joaquim Darino da Silva Neto, já falecido. O “abadá” são as roupas femininas, maquiagem, perucas e máscaras. De acordo com o fundador, a maior motivação para manter o bloco nas ruas todos os anos é incentivar a cultura.
“Eu gosto do evento, da cultura. São 52 anos com essa brincadeira. Agora estou doente, mas quando eu não puder mais fazer, tenho meus netos para ensinar e manter a tradição. Em todo lugar tem uma, nós temos essa aqui em Timon, e não podemos perder”, afirma Zé Foquite, de 62 anos.
Uma motivação compartilhada com os fundadores de outro bloco alternativo em Timon, o bloco As Coleguinhas, criado em 2013 pelo trio Júlio César, Nilson Campêlo e Malquer Ângelo, com sede na Avenida Piauí (bairro Guarita). Neste ano, Nilson comenta que a busca por patrocínios tem gerado uma grande “correria durante os preparativos”, e espera que o bloco que faz paródia com artistas famosas cresça ainda mais.
“A gente teve dificuldade de criar um nome, então surgiu a ideia em uma das edições do Zé Pereira em que uma das atrações era a dupla Simone e Simaria. Então eu e meu irmão decidimos encarnar os personagens “Simone e Simala”, brinca Nilson Campêlo sobre a referência às cantoras.
Nas prévias do Zé Pereira de Timon 2023, nos dias 4 e 5 de fevereiro, Blocos de Sujo tradicionais e mais novos vão percorrer mais de 10 bairros da cidade, a partir das 15h. O destino final é a Avenida Piauí, o centro da festa, e onde estarão os jurados que vão decidir o melhor bloco de rua deste ano.