• Portal da Transparência

13 de janeiro de 2023

Prefeitura de Timon se prepara para receber mais de 30 mil estudantes em 2023

A Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de novas matrículas no dia 3 de janeiro, disponibilizando vagas para todas as séries da educação infantil, ensino fundamental I e II, e EJA.

Em virtude dos bons resultados obtidos por Timon na área da educação, em 2023 houve crescimento significativo na demanda de alunos. Apesar disso, Timon vem se preparando cada vez mais para receber todos que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino.

Em 2021 a Prefeitura implantou o programa Nossa Escola Nova, visando construir e melhorar a infraestrutura das escolas municipais. Somente em 2 anos, 56 escolas foram reformadas, sendo duas construídas do zero. Em 2023, há três escolas com reforma em andamento, bem como o Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, que vai dar mais comodidade para a realização das formações continuadas dos professores.

“Por orientação da Prefeita Dinair, estamos com um planejamento para contemplar muitas instituições nesse ano, não só com reformas, mas temos previsão de construção de escolas novas também.”, explica o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.

Entre as melhorias, a ampliação e construção de novas salas tem sido prioridade. Atualmente, Timon conta com 71 escolas na Zona Urbana e 74 na zona rural. Até o momento, a SEMED continua matriculando alunos, mas a expectativa é que mais de 30 mil estudantes ingressem na Rede Municipal.

“O município sempre assegurou o direito da criança (a partir de 4 anos de idade) e do adolescente ao acesso gratuito à educação. Além disso, a gestão não mede esforços para disponibilizar creches para crianças de 2 e 3 anos de idade, contando, atualmente, com 14 instituições distribuídas em toda a cidade.”, completa Samuel Rodrigues.

O acesso de crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular também é um direito assegurado em Timon. Além da Escola Municipal Maria do Carmo Viana Neiva, todas as escolas da Rede estão preparadas para receber alunos com deficiência, onde é disponibilizado um cuidador, sempre que comprovada a necessidade, bem como acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que oferece assistência em 14 polos.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura