• Portal da Transparência

4 de janeiro de 2023

ADVITI está com matrículas abertas para alfabetização de pessoas cegas ou com baixa visão

A Associação dos Deficientes Visuais de Timon (ADVITI) está com matrículas abertas para alfabetização de pessoas cegas ou com baixa visão por meio do Braille. Os interessados, que podem ser de qualquer faixa etária, devem comparecer na sede da associação, localizada na travessa São Marcos, n° 3029, bairro Mateuzinho, munidos dos documentos pessoais, comprovante de residência e laudo médico (cópias e originais), enquanto tiver vagas.

“O Braille se inicia como uma aula da educação infantil de uma escola regular. Começa com o pré-braille, onde é trabalhada a coordenação motora, o desenvolvimento do tato e a percepção. Depois, a alfabetização em Braille, onde os alunos vão conhecer os pontos Braille, o alfabeto maiúsculo e minúsculo, pontos acentuados e números. Por último, vem a parte escrita e leitura de palavras, frases e textos”. Explica Regina Leão, diretora da associação.

A ADVITI é uma organização não governamental que, além de doações e mão de obra voluntária, também recebe apoio da Prefeitura de Timon. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a associação é beneficiada com os professores qualificados para a educação especializada, bem como alimentação, mobiliário, manutenção predial e transporte escolar.

 

Dia Mundial do Braille

Comemorando hoje (04), o dia Mundial do Braille foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar mais visibilidade a essa técnica como meio de comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão. Em Timon, além da ADVITI, as escolas com alunos cegos e os 14 polos do Atendimento Educacional Especializado fornecem materiais didáticos adaptados, visando garantir a inclusão desses estudantes nas escolas de ensino regular.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura