• Portal da Transparência

2 de janeiro de 2023

Retrospectiva: 2022 foi marcado por avanços e conquistas na educação de Timon

O ano de 2022 se encerrou, mas deixou importantes avanços para o município de Timon, especialmente na área da educação. A reforma e modernização de mais de 30 escolas está entre os destaques. Ampliação, climatização, pintura, novas quadras e novos mobiliários foram apenas algumas das intervenções realizadas nos centros de ensino municipais, que agora podem receber os alunos com mais conforto e comodidade.

“Foi uma melhoria pra gente, com essa reforma a escola ficou 100%. Eu espero aproveitar muito nos meus estudos, principalmente a quadra de esportes, com as aulas de educação física. E espero também elevar a média da escola no Ideb.”, comemora o aluno Marcelo Eduardo, que cursa o 9° ano na Escola Municipal Duque de Caxias.

Falando em Ideb, essa foi outra conquista bastante celebrada pelos timonenses. Pela primeira vez na história, Timon alcançou a posição de melhor educação do estado do Maranhão, e ficou acima da média no Nordeste e no Brasil. A educação de Timon também foi reconhecida pelo Prêmio Escola Digna, e homenageada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MA) e pela Fundação Lemann.

A comemoração desses resultados veio, principalmente, por meio da valorização dos professores. Além dos salários em dia, boas condições de trabalho e uma remuneração acima do piso nacional, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a festa do dia do Professor, em Outubro, e mais uma edição do Educa Timon, em Dezembro, premiando mais de 900 professores com medalhas de honra, placas e valores que chegaram até mil reais.

“É um orgulho ver a nossa educação no caminho certo, sendo destaque e premiada, e tudo isso só é possível graças à ajuda de quem está lá na ponta, dos professores e de todas as equipes. Então, a Prefeitura está reconhecendo todos aqueles que nos ajudam diariamente a construir uma educação cada vez melhor e que hoje é referência”, diz a Prefeita de Timon, Dinair Veloso.

 

 

Os avanços vieram por meio das mais diversas áreas. A educação inclusiva, por exemplo, teve realizações que impactaram significativamente na vida dos alunos com deficiência. O mês da Inclusão, o curso de Língua Brasileira de Sinais – que beneficiou agentes públicos e a comunidade em geral – e a reforma da Escola Urbano Martins, que abriga o Projeto Bilíngue, estão entre as conquistas.

Na alfabetização dos alunos, o programa “Timon, Tempo de Ler” foi protagonista. Os testes de leitura realizados mensalmente criaram uma rotina de diagnóstico e análise de resultados que proporcionaram ações mais direcionadas para a aprendizagem dos alunos. Para facilitar ainda mais a aplicação dos testes, a Secretaria de Educação lançou um aplicativo de celular para uso dos professores, bem como contratou assistentes de alfabetização para as escolas com maior índice de alunos não leitores.

Em todas as ações voltadas para a alfabetização, o município recebeu um apoio considerável do programa Educar pra Valer, que deu suporte não só na elaboração de material de apoio, mas também contribuiu para a realização de formações continuadas e das intervenções dos técnicos da SEMED nas escolas.

“Foi um ano de muito orgulho para todos nós que fazemos parte da Educação de Timon, e quem ganha é sempre a população. Essas conquistas são frutos de muitos investimentos e de um olhar atento da nossa Prefeita para a educação. Hoje nós somos destaques, somos elogiados em todos os municípios que visitamos, somos vistos e reconhecidos porque aqui os resultados chegam, e vão continuar chegando, porque é pra isso que trabalhamos.”, ressalta o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura