18 de novembro de 2022
EMEF Marechal Castelo Branco homenageia escritora maranhense em Sarau Literário
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco recebeu, nesta sexta-feira (18), a escritora de literatura infantil Sharlene Serra. A maranhense, que é autora de oito obras, sendo cinco voltadas para a educação inclusiva, participou de um Sarau promovido pela instituição em parceria com os alunos.

“Esse momento valida todo o nosso trabalho, e a literatura infantil também precisa ser vista como uma leitura de aprendizagem. Quando a gente chega aqui em Timon e vê o empenho e interesse do aluno, muito nos honra porque todo escritor quer que sua obra seja lida e trabalhada em sala de aula”, ressalta a escritora homenageada.
A aluna Cinthia Beatriz, do 9º ano, contribuiu ativamente com a organização do Sarau por meio da confecção do material usado na exposição.

“É muito importante, porque incentiva a leitura, incentiva a gente a trabalhar e descobrir a biografia da autora que a gente estudou. São livros fundamentais, e todos os livros da linha ‘Incluir’ incentivam a gente a olhar com outros olhos para as pessoas com deficiência”, reforça a estudante.
Esta é a segunda edição do Sarau Literário da EMEF Marechal Castelo Branco. De acordo com Jeanne Cunha, supervisora da instituição e idealizadora do projeto, a ação visa fomentar nos alunos o amor pela leitura.
“Na primeira edição, nós recebemos o escritor Salgado Maranhão. E agora nós homenageamos a autora Sharlenne Serra. Como os livros dela são voltadas para a inclusão, nós aproveitamos para, além de motivar a leitura, resgatar esses valores entre os alunos”, completa Jeanne.

Para promover a participação dos alunos em todas as fases da organização do evento, a escola optou por realizar, previamente, uma gincana literária. Na iniciativa, os professores estimulavam os alunos a ler as obras da escritora homenageada e produzir os trabalhos que foram apresentados nos stands.
“A prefeita Dinair apostou na escola de tempo integral esperando que a educação de Timon recebesse bons resultados. A ideia do tempo integral não é só passar o dia na escola, é passar o dia com mais oportunidades de aprendizagem, e o Sarau está mostrando isso. Aqui está sendo estimulado o hábito da leitura, que é uma das competências que mais tem recebido investimentos em Timon”, finaliza o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.








