29 de outubro de 2022
Conheça os projetos de escuta especializada em fase de implantação nas escolas de Timon

Junto às ações pedagógicas, nas escolas de Timon, também é adotada a prática de promover uma série de serviços que asseguram os direitos das crianças e dos adolescentes.
Entre as ações está o serviço de escuta especializada que está sendo implantado no município, por meio de dois projetos. Um deles é o “Infância Protegida”, um trabalho intersetorial que tem o intuito de criar um fluxo de escuta envolvendo as secretarias de Educação, Saúde, Direitos Humano e Cidadania, Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O objetivo é promover a escuta não só nas escolas, mas em todos os espaços de serviços públicos. O projeto está na fase de capacitações através de ciclos de formações com todos os órgãos envolvidos.
Outro projeto em fase de implantação ,em Timon, é o “Eu Posso te Ouvir”, que foi criado pelo município de Sobral e atualmente é gerido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa age na promoção da escuta e acompanhamento das demandas dos alunos com foco na educação e assistência social. Em Timon, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) José Sarney e José Waquim foram as pioneiras.
Na EMEF José Waquim, o projeto já foi apresentado para os alunos e pais e as primeiras capacitações já foram iniciadas.
“Nós iniciamos com palestras com os pais e informamos sobre o programa e os procedimentos que serão adotados. Depois tivemos uma formação com os professores para capacitar sobre a forma de proceder na escuta ativa e como seria o processo dentro da escola.”, explica Jenifer Pereira, coordenadora do Eu Posso Te Ouvir na EMEF José Waquim.

Depois de implantados, os programas de escuta especializada nas escolas serão mais uma ferramenta de proteção das crianças e adolescentes e todas as demandas serão acompanhadas por outros órgãos de garantia de direitos no município.